O governador Ronaldo Caiado prestou solidariedade às famílias das vítimas do ataque à creche em Blumenau, Santa Catarina, que vitimou quatro crianças, nesta quarta-feira (5/4). Um homem, de 25 anos, foi preso pelo atentado.
Nas redes sociais, o governador publicou uma mensagem, falando sobre violência. “Tamanha brutalidade contra crianças indefesas nos deixa sem chão, sem respostas. Que o assassino seja punido com todo rigor da lei e também com o banimento do seu nome”, manifestou.
O Governo de Goiás enfatizou que, devido a recorrência de episódios como o de Blumenau, as forças policiais goianas estão com a atenção redobrada para evitar que crimes como esses ocorram no Estado.
“Em Goiás, as forças de segurança pública, especialmente o Batalhão Escolar e a Delegacia de Crimes Cibernéticos, trabalham com máxima atenção para combater comunidades de ódio e evitar a repetição de atos de violência, identificando condutas suspeitas tanto no entorno das escolas, quanto no ambiente virtual.”.
- Ataques em escolas: Dez vezes que a violência marcou a educação no Brasil
Repercussão
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, também lamentou o ocorrido e falou sobre as medidas adotadas pelas forças de segurança.
“Determinei imediatamente a ação das nossas forças de segurança, que já estão no local. Também decretei luto oficial de três dias. O assassino já está preso. Deixo aqui a minha total solidariedade. Que Deus conforte o coração de todas as famílias neste momento de profunda dor”, concluiu.
Nas redes sociais, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também se manifestou sobre o ataque.
Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor.
Para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse.
Ataque à creche em Blumenau
Um homem de 25 anos invadiu uma creche na tarde desta quarta-feira (5) e matou quatro crianças com golpes de machado. Outras cinco ficaram feridas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas fatais eram três meninos e uma menina, com idades entre 5 a 7 anos. Entre os feridos estão três meninas de 5 anos e dois meninos, de 5 e 3 anos.
Relatos de professores apontam que assim que o homem invadiu a creche eles começaram a colocar as bebês para dentro de uma sala de aula.
Quando percebeu a ação dos professores, o homem pulou o muro para fora da instituição de ensino, pegou uma motocicleta e foi até o 10º Batalhão de Polícia de Blumenau, onde se entregou.
A Polícia Civil informou que o autor já tem passagens por outros crimes. Em 2016, por uma briga em uma casa noturna e em 2021 por esfaquear o padrasto. No ano passado, ele também teve outros dois registros, um por posse de cocaína e outro por quebrar o portão da casa de seu padrasto e esfaquear um cachorro que estava no local.