Foi inaugurado nesta sexta-feira (31/3) o centro cirúrgico do 1º hospital público veterinário, em Goiânia. A Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPAVet) já realizava consultas e exames, mas agora conta também com procedimentos cirúrgicos gratuitos.
A UPAVet está localizada no Setor Balneário Meia Ponte e foi inaugurada em novembro de 2020, com objetivo de atender animais de famílias de baixa renda, ONGs e protetores. No total, mais de R$ 2 milhões foram investidos nas duas etapas de implantação. Além disso, é o primeiro hospital no Centro-Oeste totalmente custeado pelo tesouro municipal.
O local conta com dois centros cirúrgicos, estrutura para internação e recuperação de animais. Agora, foi equipado com modernos equipamentos para garantir a qualidade dos atendimentos.
Além disso, a estrutura dispõe de um arsenal terapêutico, um espaço dedicado para armazenamento de medicamentos, um hall cirúrgico com acesso à sala de preparação para cirurgias e outro hall que dá acesso às salas de fluidoterapia de gatos e cães, que serão utilizadas para internação dos animais.
De acordo com a diretora da unidade, Lessandra Maione, o serviço de castração deve começar em dez dias, sendo restrito para quem tem inscrição no Cadastro Único para Programa Sociais (CadÚnico).
Atendimento na UPAVet
O hospital público veterinário de Goiânia funciona de segunda a sexta-feira por ordem de chegada. O serviço também é destinado a protetores independentes e ONGs de animais abandonados, que tem cadastro na Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA).
Antes de realizar uma cirurgia, o animal passa por avaliação médica e exames pré-cirúrgicos. A unidade tem capacidade para atender entre 30 a 40 animais por dia, mas a expectativa é aumentar para 100 atendimentos diários.
O atendimento é feito por três médicos veterinários e seis estagiários de medicina veterinária, havendo parceria com a Universidade Federal de Goiás para ampliar o número de profissionais. A Amma tem como objetivo transformar a unidade em referência e, posteriormente, inaugurar novas unidades em outras regiões da cidade.