Goiás encerrou o mês de fevereiro como estado que mais gerou empregos em toda a região Centro-Oeste. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (29/3).
De acordo com o órgão, o segundo mês do ano teve um saldo positivo, que é a subtração das admissões dos desligamentos, de 11.490 postos de trabalho formais com carteira assinada. No mês, foram 74.899 admissões e 63.409 desligamentos.
Apenas a categoria de serviços, que inclui áreas como administração pública, defesa, seguridade social, saúde humana, informática e atividades financeiras e imobiliárias, gerou 5.753 vagas de trabalho formais em fevereiro de 2023.
Em seguida, a agropecuária foi responsável por 2.107 oportunidades. Além disso, a indústria contribuiu com 1.677 vagas, seguida pela construção, com 1.414, e o comércio, com 539 vagas.
- Violência nas escolas: Três estudantes são identificados após ameaça de massacre em escolas de Goiás
Goiás é o 1° em geração de empregos no Centro-Oeste e o 7° no país
Além disso, Goiás ocupa a sétima posição no ranking nacional de estados com a maior geração de empregos formais em fevereiro, com destaque para os setores de serviços e agropecuária. De acordo com o Caged, o Brasil registrou a abertura de 241.785 postos formais de trabalho em fevereiro.
Segundo o levantamento, os estados que mais geraram vagas de emprego com carteira assinada no país foram São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás, em ordem de destaque.
O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel Sant’Anna, destaca o crescimento registrado nos dois primeiros meses de 2023 e a posição de destaque ocupada por Goiás.
Ele afirma que, neste segundo mês do ano, o saldo foi ainda melhor, tendo Goiás ocupado o primeiro lugar no Centro-Oeste.