No Result
Ver todos os resultados
No Result
Ver todos os resultados
No Result
Ver todos os resultados

Edital de ônibus elétricos do Eixão deve ser revisado após desinteresse de empresas

Objetivo do processo licitatório era de renovar toda a frota da Metrobus, por modelos elétricos, a um custo estimado de mais de R$ 1,5 bilhão.

Por Bruno Goulart
Publicado em 28/03/2023 às 11:10
Atualizado em 28/03/2023 às 11:45
ônibus elétricos do eixão

Nenhuma empresa se interessou pelo pregão realizado nesta segunda-feira (27). Foto: Jucimar Sousa/Prefeitura de Goiânia

Compartilhe no WhatsappCompartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Pinterest

Na segunda-feira (27/3) foi realizado o processo licitatório dos ônibus elétricos do Eixão, porém, nenhuma empresa demonstrou interesse na operação. Desta forma, o edital da licitação deve ser revisado.

Por meio do Pregão Eletrônico 045/2022, a Metrobus locaria 114 ônibus elétricos para operar o transporte coletivo do Eixo Anhanguera, além das extensões para Goianira, Senador Canedo e Trindade.

Leia também

Incêndio atinge mais de 4 mil hectares em Pirenópolis e interdita cachoeiras

Incêndio atinge mais de 4 mil hectares em Pirenópolis e interdita cachoeiras

Idosa é presa suspeita de maus-tratos contra marido e filho com paralisia, em Goiás

Idosa é presa suspeita de maus-tratos contra marido e filho com paralisia, em Goiás

De acordo com a Secretaria-Geral do Governo de Goiás (SGG), um novo edital será republicado em breve, dentro dos prazos estipulados pela legislação. Contudo, ainda não há uma data prevista para a divulgação do novo edital, mas a expectativa é que ocorra até abril.

  • Libertadores 2023: confira como ficaram os grupos após o sorteio
ônibus elétricos
Edital deve ser revisado para se tornar mais atrativo às empresas. Foto: Metrobus/Reprodução

O objetivo do processo licitatório é de renovar toda a frota da Metrobus, por modelos elétricos, a um custo estimado de mais de R$ 1,5 bilhão.

Com a falta de interessados na operação dos ônibus elétricos do Eixo Anhanguera, o Governo de Goiás deve reavaliar alguns pontos do edital.

Enel questionou, na justiça, responsabilidades do edital

Enel
Questionamentos foram apresentados pela Enel na noite de quinta-feira (23). Foto: Enel/Reprodução

Na justiça, a Enel questionou a divisão de responsabilidades no contrato, o qual estabeleceu que a Metrobus seria responsável pela operação do transporte enquanto a contratada futura forneceria os ônibus elétricos e cuidaria da manutenção e infraestrutura.

  • Política: Caiado acusa Enel de tentar impedir licitação de ônibus elétricos

De acordo com a Enel, a futura contratada não teria controle sobre o mau uso dos ônibus ou a execução inadequada do carregamento, mas seria responsável pela reparação e substituição dos veículos, quantas vezes fosse preciso.

A empresa também se queixou do valor mensal a ser pago à contratada, o qual incluiria os custos relacionados à manutenção, que seria pago, independentemente, da quantidade de manutenções corretivas necessárias.

Por essa razão, a Enel considerou que esse tipo de estrutura criaria um incentivo negativo para a Metrobus e seus funcionários, que poderiam não se preocupar com o cuidado adequado dos bens alugados.

  • Obra atrasada: Com atrasos, recapeamento da Avenida Anhanguera já dura quase um ano

Além disso, o contrato não previa sanções para a Metrobus em caso de desmazelo, sendo que o valor pago mensalmente à contratada já englobaria todos os custos, o que poderia incentivar a falta de zelo por parte da Metrobus.

A Enel ainda ressaltou que a falta de clareza no contrato é ainda mais evidente quando se considera a necessidade de autorização da Metrobus para reparos, que são precificados com preços fixos para cada peça e serviço.

Tags: desertoeixo anhangueralicitaçãoônibus elétricos

Notícias relacionadas

Dona de clínica é indiciada por morte de influenciadora que fez procedimento no bumbum

Dona de clínica vai a júri popular após morte de influenciadora que fez procedimento no bumbum

A Justiça decidiu que a dona de uma clínica de estética, investigada pela morte da influenciadora Aline Maria Ferreira,...

Colisão com viatura deixa motociclista ferido em Goiânia

Acidente entre viatura e moto deixa um ferido em Goiânia; vídeo

Um acidente entre uma viatura da Polícia Militar de Goiás (PMGO) e uma motocicleta deixou uma pessoa ferida no...

Siga o Portal Dia nas redes sociais

Sobre o Dia

  • Anuncie no Dia Online
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao vivo

Editorias

  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Gastronomia
  • Mercado de Trabalho
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Trânsito
  • Uncategorized
  • Anuncie no Dia Online
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao vivo

Redes Sociais

© 2025 - Todos os direitos reservados.

Segurança e Privacidade

No Result
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Cidades
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Esportes
    • Educação
    • Gastronomia
    • Mercado de Trabalho
    • Mundo
    • Política
  • DiaPlay
  • Anuncie
  • Contato

© 2025 Todos os direitos reservados.

No Result
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Cidades
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Esportes
    • Educação
    • Gastronomia
    • Mercado de Trabalho
    • Mundo
    • Política
  • DiaPlay
  • Anuncie
  • Contato

© 2025 Todos os direitos reservados.