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Edital de ônibus elétricos do Eixão deve ser revisado após desinteresse de empresas

Objetivo do processo licitatório era de renovar toda a frota da Metrobus, por modelos elétricos, a um custo estimado de mais de R$ 1,5 bilhão.

Por Bruno Goulart
Publicado em 28/03/2023 às 11:10
Atualizado em 28/03/2023 às 11:45
ônibus elétricos do eixão

Nenhuma empresa se interessou pelo pregão realizado nesta segunda-feira (27). Foto: Jucimar Sousa/Prefeitura de Goiânia

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Na segunda-feira (27/3) foi realizado o processo licitatório dos ônibus elétricos do Eixão, porém, nenhuma empresa demonstrou interesse na operação. Desta forma, o edital da licitação deve ser revisado.

Por meio do Pregão Eletrônico 045/2022, a Metrobus locaria 114 ônibus elétricos para operar o transporte coletivo do Eixo Anhanguera, além das extensões para Goianira, Senador Canedo e Trindade.

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De acordo com a Secretaria-Geral do Governo de Goiás (SGG), um novo edital será republicado em breve, dentro dos prazos estipulados pela legislação. Contudo, ainda não há uma data prevista para a divulgação do novo edital, mas a expectativa é que ocorra até abril.

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ônibus elétricos
Edital deve ser revisado para se tornar mais atrativo às empresas. Foto: Metrobus/Reprodução

O objetivo do processo licitatório é de renovar toda a frota da Metrobus, por modelos elétricos, a um custo estimado de mais de R$ 1,5 bilhão.

Com a falta de interessados na operação dos ônibus elétricos do Eixo Anhanguera, o Governo de Goiás deve reavaliar alguns pontos do edital.

Enel questionou, na justiça, responsabilidades do edital

Enel
Questionamentos foram apresentados pela Enel na noite de quinta-feira (23). Foto: Enel/Reprodução

Na justiça, a Enel questionou a divisão de responsabilidades no contrato, o qual estabeleceu que a Metrobus seria responsável pela operação do transporte enquanto a contratada futura forneceria os ônibus elétricos e cuidaria da manutenção e infraestrutura.

  • Política: Caiado acusa Enel de tentar impedir licitação de ônibus elétricos

De acordo com a Enel, a futura contratada não teria controle sobre o mau uso dos ônibus ou a execução inadequada do carregamento, mas seria responsável pela reparação e substituição dos veículos, quantas vezes fosse preciso.

A empresa também se queixou do valor mensal a ser pago à contratada, o qual incluiria os custos relacionados à manutenção, que seria pago, independentemente, da quantidade de manutenções corretivas necessárias.

Por essa razão, a Enel considerou que esse tipo de estrutura criaria um incentivo negativo para a Metrobus e seus funcionários, que poderiam não se preocupar com o cuidado adequado dos bens alugados.

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Além disso, o contrato não previa sanções para a Metrobus em caso de desmazelo, sendo que o valor pago mensalmente à contratada já englobaria todos os custos, o que poderia incentivar a falta de zelo por parte da Metrobus.

A Enel ainda ressaltou que a falta de clareza no contrato é ainda mais evidente quando se considera a necessidade de autorização da Metrobus para reparos, que são precificados com preços fixos para cada peça e serviço.

Tags: desertoeixo anhangueralicitaçãoônibus elétricos

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