Um vazamento de gás provocou uma explosão e deixou um apartamento completamente destruído no Setor Gentil Meireles, na região norte de Goiânia. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) foi acionado para atender a ocorrência.
De acordo com a corporação, o vazamento foi identificado em um botijão de gás em um apartamento de um prédio residencial, que não possuía central de gás. A explosão aconteceu por volta da meia-noite deste domingo (26/3) e mobilizou três viaturas do Corpo de Bombeiros e dez militares.
- Casas a custo zero: Goiás abre inscrições para mais 5 municípios nesta semana
Apesar dos danos, não houve vítimas fatais ou feridos graves. No entanto, o apartamento ficou totalmente destruído, assim como as portas dos demais apartamentos do prédio, que conta com dois pavimentos, com quatro apartamentos cada um.
Os bombeiros ressaltam que não houve danos à estrutura do prédio, mas ele foi interditado para que sejam feitas análises para testar a segurança do local. O proprietário já foi acionado.
“O incidente serve de alerta para a necessidade de manutenção e troca periódica de mangueiras e botijões de gás, além da importância de se seguir as normas e regulamentos para instalação de sistemas de gás em edificações residenciais.”, ressaltou a corporação.
Imagens mostram que local ficou completamente destruído, com paredes quebras, canos danificados e fiação exposta. Veja:
Dicas de como evitar vazamento de gás
Os vazamentos de gás são uma das principais causas de explosões em residências e prédios comerciais, por isso, é importante que os moradores saibam como identificar e agir rapidamente em caso de um vazamento.
O primeiro passo é identificar os sinais de alerta de um vazamento de gás, como o cheiro de gás ou o uso de um aparelho de detecção de gás.
- Tecnoshow 2023: Embaixadas de 14 países estarão presentes no evento
Em caso de suspeita de um vazamento de gás, é preciso tomar algumas precauções, como:
- Evitar usar qualquer aparelho eletrônico, luz ou dispositivo que possa causar faíscas ou fogo;
- Não acender nenhuma chama, seja de um isqueiro, fósforo ou vela;
- Abrir as janelas e portas para ventilar o ambiente;
- Desligar o registro de gás principal;
- Acionar o Corpo de Bombeiros.
Também é importante verificar regularmente as conexões de gás e os aparelhos que utilizam gás, como fogões e aquecedores. Além disso, certifique-se de que os dispositivos estejam instalados corretamente e que as conexões estejam bem ajustadas.