A Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) e a empresa norte-americana Golden CBD+ firmaram uma parceria inédita para produzir medicamentos à base de cannabidiol, que devem ser distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Goiás.
De acordo com Diony Melo, médico especialista em cannabis medicinal, a intenção é possibilitar que a população do estado de Goiás e de outros órgãos públicos, tanto em esfera estadual quanto municipal ou federal, tenha acesso aos medicamentos à base de canabidiol por meio do SUS.
No entanto, ele explica que a fabricação desses produtos deverá começar apenas em junho, visto que depende de considerações sanitárias e importação.
“Inicialmente, serão disponibilizados de imediato para comercialização os seguintes produtos: Full Spectrum Canabidiol 100mg/ml (3000mg/30ml) – Solução Oral e Full Spectrum Canabidiol 200mg/ml (6000mg/30ml) – Solução Oral, destaca o médico.
- CEI da Comurg: diretores e gerentes são convocados para prestar depoimentos
CCJ aprovou matéria que defende o uso de medicamentos à base de cannabidiol
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) acolheu, em 7 de março deste ano, o projeto de lei do deputado Lincoln Tejota (UB), que incentiva ações em defesa dos pacientes que necessitam do tratamento com a Cannabis sativa, mas que enfrentam preconceito e dificuldade para adquirir os medicamentos.
De acordo com o deputado Lincoln Tejota, a substância não tem efeito psicotrópico e é capaz de controlar crises em pessoas com autismo, além de tratar esclerose múltipla, fibromialgia, TDAH, glaucoma, AIDS, epilepsia e dores crônicas e neuropáticas.
A matéria ainda precisa ser aprovada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e, em seguida, receber a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).
- Bruno Peixoto: nome forte para a disputa da Prefeitura de Goiânia em 2024
É importante destacar também que, embora ainda não haja uma legislação federal sobre o assunto, diversos estados brasileiros já possuem leis aprovadas e em outros estados existem projetos de lei em tramitação. Um exemplo é Goiás, que prevê o fornecimento de medicamentos pelo SUS.
Em Goiânia, capital do estado, já é uma realidade graças à legislação aprovada.