O Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), lançou um edital de licitação de obras de drenagem no Jardim Goiás. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (20/3) na sede do Sistema da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/GO).
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Denes Peres, Goiânia já enfrenta problemas de drenagem há décadas. “Nós estamos falando de uma capital de 89 anos que não tem um Plano Diretor de Drenagem Urbana (PPDU) que contemple toda a cidade.”, salientou.
Rogério Cruz ressaltou que foram identificados 99 pontos de alagamentos em Goiânia no início da gestão. Destes, 63 passaram por intervenção. O prefeito ressaltou que agora os trabalhos serão estendidos para o Jardim Goiás, onde há grande fluxo de pessoas, e que as obras “são extremamente necessárias para a cidade, ainda que intervenções subterrâneas não sejam tão lembradas pela população”.
- Leilão Detran-GO: 6 mil veículos serão leiloados dia 30 de março; veja como participar
Obras de drenagem em Goiânia
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) desenvolveu um plano com o objetivo de solucionar os problemas de alagamento na Avenida H, próximos ao shopping da cidade, devido às chuvas. O projeto consiste em substituir toda a rede de drenagem na Avenida H, a partir da Avenida Jamel Cecílio, atravessando as ruas 14, 12-A e Rua 1, no Jardim Goiás, até o Córrego Botafogo. Após a substituição da rede, a área será pavimentada novamente.
O projeto envolve a construção de 2.155,64 metros lineares de galerias de águas pluviais e a pavimentação de 6.801,71 metros quadrados. A obra, que será financiada com recursos próprios da prefeitura, tem um custo final de R$ 4.818.613,87. A previsão da Seinfra é de que a obra seja concluída em 120 dias.
- Bolsa Família: Começa pagamento com adicional de R$ 150; veja quem recebe
Além disso, também foi anunciado o edital de licitação para a ampliação da rede de drenagem e pavimentação de 10 ruas adicionais no bairro Jardim Goiás: as ruas 15, 55, 56, 61, 58, 54, 62, 53 e 59, além da Avenida E. A empresa que ganhar a licitação será responsável pela construção de 2,7 quilômetros de galerias pluviais, com tubulações de 40 a 150 milímetros. Serão construídos ainda 20 poços de visita e 112 bocas de lobo. A Seinfra estabeleceu um prazo de 180 dias para a conclusão das obras.
- Biofábrica de abelhas: Alternativa sustentável para geração de renda na Amazônia