Foi realizada nesta sexta-feira (17/3), o lançamento da 1ª edição dos Jogos Paralímpicos de Goiás, que será realizado entre os dias 26 e 28 de maio, em Goiânia. As inscrições para participação já estão abertas.
A expectativa da organização é contar com mais de 200 atletas de 14 modalidades do paradesporto. O evento vai servir como seletiva para a fase nacional das Paralimpíadas Escolares e Universitárias, que serão realizadas no segundo semestre.
Segundo a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Goiás vem ganhando destaque no paradesporto nos últimos anos. Nas edições das Paralimpíadas Escolares de 2019 e 2021, por exemplo, o Estado terminou com a quarta melhor campanha geral.
- Tecnoshow 2023: Saiba tudo sobre a maior feira do agronegócio de Goiás
De acordo com o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, a competição é importante para o cenário local. “Os Jogos Paralímpicos representam uma oportunidade de despertar vários atletas para o alto rendimento, estimulando a competição local e selecionando os talentos para representar o Estado em nível nacional”.
Jogos Paralímpicos de Goiás
A maior parte das modalidades dos Jogos Paralímpicos de Goiás será realizada no Centro de Referência Paralímpico, localizado no Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia.
As competições incluem natação, atletismo, vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas, goalball, parabadminton, futebol de cegos, futebol de PC (paralisia cerebral), bocha, taekwondo, judô, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.
Os atletas com deficiência física, visual e intelectual interessados em participar dos Jogos Paralímpicos de Goiás podem se inscrever por meio do formulário disponível no site www.esporte.go.gov.br .
As disputas serão divididas em categorias Escolar (11 a 17 anos) e Universitária, e os atletas devem estar vinculados a instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC.