O prazo para pagamento da terceira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Goiás, termina nesta semana para veículos com placa final 1,2,3,4 e 5. O prazo vale apenas para aqueles que optaram pelo parcelamento do imposto.
Para os veículos de placa final 1, o vencimento já é nesta segunda-feira (13), para quem fez o parcelamento. Os outros vencimentos são:
- Placa final 2: terça-feira (14)
- Placa final 3: quarta-feira (15)
- Placa final 4: quinta-feira (16)
- Placa final 5: sexta-feira (17)
Já os veículos com placa final 7, 8,9 e 0 terão o vencimento na próxima semana, entre os dias 20 a 24 de março.
De acordo com a Secretaria da Economia, a data limite para quitação do tributo à vista e para o Licenciamento Anual é setembro para as placas 1 e 2, e outubro para restante das placas.
Como imprimir o boleto do IPVA
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) reforça que os boletos para pagamento do IPVA não são mais enviados pelos Correios. Por isso, para ter acesso ao documento é preciso entrar no site do Detran, aplicativo DetranGO ON ou ir presencialmente em uma unidade do Vapt Vupt.
No site, é preciso informar os dados solicitados, como renavam e placa veicular. Entretanto, caso o haja imposto de anos anteriores vencidos, o contribuinte deve entrar no site da Economia, clicar em IPVA e depois no botão Débitos.
Confira o calendário de pagamentos:
Isenções e descontos
Veículos com mais de 15 anos de uso são isentos do IPVA, assim como veículos para Pessoas com Deficiência, ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar. O mesmo vale para veículo novo no ano da sua aquisição, comprado em concessionária goiana.
Já os carros populares com potência de até mil cavalos e motocicletas de até 125 cilindradas têm redução de 50% no IPVA se não tiverem cometido infração de trânsito no ano anterior e estiverem com o pagamento em dia.
- BRT em Goiânia: Entrega do trecho II está prevista para 30 de junho
Além disso, os participantes do programa Nota Fiscal Goiana têm desconto de 5% a 10% no imposto dependendo do valor das compras feitas com a inclusão do CPF nas notas fiscais. Em 2023, o desconto beneficiará mais de 630 mil pessoas.