O prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra, anunciou, nesta segunda-feira (6/3), a revisão geral anual e o reajuste do salário base da remuneração dos servidores e agentes públicos dos Poderes Executivo e Legislativo, autarquias e fundações públicas.
A decisão vem após a paralisação temporária das atividades feita em frente à Prefeitura. Mais de 200 pessoas, entre professores e profissionais da saúde, se reuniram no local para reivindicar aumento salarial e o pagamento de outros direitos.
- Feiras do agronegócio: Confira o calendário de feiras e eventos em 2023
De acordo com o prefeito, haverá correção de 5,77%, conforme o Índice nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses. O gestor afirma que a correção será paga de forma retroativa referente ao mês de fevereiro e a diferença dos meses de março e abril, em 6 parcelas.
Entretanto, o Sindicato dos Funcionários Públicos de Caldas Novas (SindiCaldas) afirmou que a administração municipal já havia propost0 o parcelamento da data-base em três vezes, mas foi negado pelos servidores durante assembleia. Além disso, o Sindicaldas também tentou negociação para o não parcelamento, mas não teve retorno positivo.
Outras reivindicações dos servidores de Caldas Novas
Outras pautas também foram reivindicadas na manifestação realizada pelos servidores nesta segunda-feira (6), em Caldas Novas, como o reajuste do piso do magistério em 15%, progressões, quinquênios e insalubridades, além de 20 a 30 dias em relação aos salários de férias e décimo terceiro e a realização de concursos públicos.
O prefeito afirma que recebeu os servidores nesta segunda (6) para conversar. “Recebi em nosso gabinete, servidores públicos municipais de carreira e de várias categorias. Agora, sigo confiante, esperando um posicionamento do Governo Federal, para que seja solucionada também, a questão dos nossos magistérios, os professores”, disse Kleber Marra.
Segundo a administração municipal, o projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal, em regime de urgência, reajusta também a base inicial de todos os servidores para o valor de R$ 1.302 mil, tendo como parâmetro o salário mínimo estabelecido pelo governo federal.
Leia também: