A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap), da Polícia Civil do Estado de Goiás, finalizou uma investigação que apura supostas fraudes em licitações de combustíveis, que geraram um prejuízo de mais de R$ 560 mil, em Santa Cruz de Goiás.
De acordo com a corporação, após informações prestadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), foram identificadas diversas irregularidades na contratação e fornecimento de combustíveis para a frota municipal, cometidas antes de 2020.
PCGO investiga fraude em licitação de combustíveis
Entre as infrações que configuraram delitos de licitação, incluem-se a ausência de processo licitatório adequado para a contratação e renovação de contratos com postos de combustíveis, a falta de monitoramento das despesas com pagamento antes da comprovação dos abastecimentos, e até mesmo o abastecimento de veículos particulares.
Após a conclusão da investigação, os registros foram enviados ao Poder Judiciário, com indiciamento por peculato, associação criminosa, fraude em licitações e crime de responsabilidade de Prefeito, direcionados a ex-gestores do município e uma empresária.
Além disso, o juiz determinou o sequestro de R$ 561.047,60, prejuízo ao erário identificado somente durante um semestre.
Em nota, a Prefeitura de Santa Cruz se posicionou:
O governo de Santa Cruz de Goiás informa, por meio desta nota, que as recentes notícias envolvendo a suspeita de fraude e desvio de verba pública referente ao contrato de fornecimento de combustível ocorreram no período de 2017 a 2020.
Esclarecemos por fim que todos os contratos formalizados pela gestão anterior foram encerrados ainda em 2020, da posse da nova gestão, que ocorreu em 01 de janeiro de 2021.
Colocamo-nos à disposição das autoridades judiciárias para colaborar com as investigações em curso.
Matéria atualizada no dia 1/3, às 14:40, para acréscimo da nota da Prefeitura.
Leia também:
- Caiado discutirá com o Judiciário situação das visitas íntimas em presídios
- Cobertura 5G chega para mais 48 municípios goianos; confira a lista
- Caiado discutirá com o Judiciário situação das visitas íntimas em presídios
- Feiras do agronegócio: confira o calendário de feiras e eventos em 2023