Com a chegada do carnaval em Goiás, os foliões devem redobrar a atenção para aproveitar a festa de forma segura, preservando a saúde, o bem-estar e a segurança. A época é de diversão, mas é preciso estar atento para não cair em golpes ou ser vítima de furtos. O Portal Dia traz algumas dicas para que você aproveite a festa, com tranquilidade.
É recomendado que os foliões se alimentem bem e bebam bastante líquido para se manterem hidratados. Se for comer nas barraquinhas de comida de rua, evite alimentos com maionese ou substâncias que estraguem facilmente. Aém disso, é importante beber com moderação e priorizar bebidas em locais confiáveis.
Para brincar durante o dia, use protetor solar e acessórios de proteção. Fique perto de pessoas conhecidas, evite andar em locais desertos e marque pontos de encontro.
Em eventos fechados, busque lugares que cumpram medidas de segurança. Não use joias ou acessórios de valor que possam chamar atenção e, em caso de assalto, não reaja e entregue o que for pedido.
Confira mais dicas para curtir o carnaval em Goiás, com segurança
Crianças
Pais e responsáveis que levam crianças para o carnaval devem ter cuidados especiais, como manter as crianças hidratadas, usar protetor solar e roupas confortáveis.
É importante nunca tirar os olhos das crianças, colocar uma pulseira de identificação com nome e telefone, marcar um ponto de encontro e orientar a criança a dizer seus nomes e dos responsáveis a um agente de segurança.
Também é preciso escolher produtos adequados para crianças, como fantasias leves e evitar o uso de produtos como spray de espuma para menores de três anos.
Assédio e importunação
Durante o Carnaval, é comum ocorrerem casos de assédio, especialmente contra mulheres. Segundo a Lei n°13.718/2018, importunação sexual é crime, com pena de 1 a 5 anos de reclusão.
Comportamentos como roubar beijos, cantadas grosseiras, tocar o corpo de alguém sem permissão e xingamentos são considerados assédio. É importante respeitar o “não” de uma mulher, mesmo que antes ela tenha dito “sim”.
Algumas cartilhas estão disponíveis na internet com dicas para prevenir e lidar com o assédio. Elas podem ser consultadas aqui e também aqui. Os telefones de emergência são 190, da Polícia Militar; 192, do SAMU; e 193, dos Bombeiros.
Pagamentos
Durante aglomerações, é comum ocorrer golpes relacionados a pagamento com cartão ou celular. A recomendação é não levar objetos de grande valor, preferir dinheiro em espécie e guardar os pertences em lugares seguros.
Preste atenção ao valor pago e peça sua via da fatura. Em caso de compra indevida, busque os canais de atendimento do banco e registre ocorrência na polícia.
- Operação Carnaval: forças de segurança intensificam ações no feriado, em Goiás
No caso de levar celular, certifique-se de que a bateria está 100% carregada e faça backup dos dados. Ative o bloqueio automático de tela e leve por escrito números de emergência. Para pagamentos por PIX, as dicas são as mesmas e diminua os limites para este tipo de transação.
Trânsito
Nos dias de carnaval, procure deixar o carro em casa. Use o transporte público, vá a pé ou utilize outros meios para se deslocar. Afinal, além da dificuldade para encontrar um lugar para estacionar, deixar o carro em casa diminui as chances que algum sinistro.
A primeira dica para quem vai usar o carro no Carnaval é a mais importante: se beber, não dirija. Sempre se informe sobre o trajeto que será percorrido, pois é comum que haja mudanças no trânsito.
- Direitos humanos: Idoso é resgatado em condições análogas à escravidão, em Quirinópolis
Aos pedestres as dicas são evitar andar sozinho, sempre atravessar na faixa de pedestre e não correr ao atravessar a rua.