Na madrugada desta segunda-feira (2/01), milhares de fiéis chegaram à Praça de São Pedro para prestar as últimas homenagens ao Papa emérito Bento XVI.
Joseph Ratzinger, que era seu nome de batismo, faleceu em 31 de dezembro, último dia de 2022, aos 95 anos de idade no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Seu corpo foi levado à Basílica de São Pedro ainda na manhã desta segunda-feira, por volta das 7h e permanecerá exposto até a quarta-feira (4).
O seu sepultamento está previsto para acontecer na quinta-feira (5) por volta das 9h30 em uma missa solene presidida pelo Papa Francisco.
O corpo do Papa emérito Bento XVI se encontra, neste momento, no interior da Basílica de São Pedro, no Vaticano e milhares de pessoas fazem fila para darem seu último adeus à Sua Santidade. As portas da igreja foram abertas pouco depois das 9h desta segunda-feira e a exposição pública do corpo deve durar em torno de 10 horas.
Para a terça (3) e quarta-feira (4), são programadas 12 horas de exposição do corpo do Papa emérito Bento XVI. Além disso, o Vaticano estima que, pelo menos 25 mil pessoas passem diante do corpo, neste primeiro dia.
A morte do Papa emérito Bento XVI e sua renúncia
O Papa Bento XVI morreu ainda neste sábado (31), aos 95 anos de idade. O Vaticano já vinha divulgando o estado de saúde do papa classificando como “grave”, porém “estável”, devido aos problemas inerentes da idade.
- Igreja Católica: Morre Papa emérito Bento XVI, aos 95 anos
Um momento marcante no seu pontificado e na história da Igreja Católica foi sua renúncia ao trono Petrino em 28 de fevereiro de 2013. A notícia, que foi dada durante uma reunião ordinária com os cardeais, surpreendeu o mundo. A justificativa de Ratzinger era a falta de forças na mente e no corpo. Naquele ano, Bento XVI deveria viajar ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Devido a sua avançada idade e limites corporais, ele considerou que não seria possível vir ao Brasil, designando a missão ao próximo papa.
“No mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor, seja do corpo, seja do ânimo, vigor que, nos últimos meses, em mim diminuiu, de modo tal a ter que reconhecer minha incapacidade de administrar bem o ministério a mim confiado”, disse Bento XVI na sua renúncia.
O cardeal Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, sucedeu Bento XVI no dia 13 de março de 2013, se tornando o primeiro papa latino-americano. Durante os últimos nove anos em que a igreja teve dois papas, os religiosos mantinham uma relação de respeito mútuo com encontros frequentes.
“Neste momento, o pensamento se volta espontaneamente para o querido Papa emérito Bento XVI, que nos deixou esta manhã. Com comoção, recordamos a sua pessoa tão nobre, tão amável. E no coração sentimos tanta gratidão: gratidão a Deus por tê-lo dado à Igreja e ao mundo; gratidão a ele, por todo o bem que fez e, sobretudo, por seu testemunho de fé e oração, especialmente nestes últimos anos de sua vida retirada. Só Deus conhece o valor e a força da sua intercessão, dos seus sacrifícios oferecidos pelo bem da Igreja”, disse o Papa Francisco durante a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, na noite do último dia do ano de 2022.