O ano de 2022 foi marcado foi diversos acontecimentos no Brasil e no Mundo, como as eleições mais disputadas da história da democracia brasileira; a primeira Copa do Mundo realizada no Oriente Médio; a morte da Rainha Elizabeth, a mais longeva da história; e, ainda, pela Guerra entre a Rússia e Ucrânia.
Em Goiás, outros fatos marcantes também foram registrados, como o show da banda Guns N’ Roses, o mais esperado do ano; a morte de Ronaldo Caiado Filho; e os assassinatos brutais da mãe do cantor Delino Marçal e da adolescente Luana Marcelo.
Estes e outros acontecimentos marcaram os doze meses deste ano. Relembre!
Retrospectiva 2022
Eleições 2022
A eleição 2022 foi, de longe, o fato mais comentado em Goiás neste ano. Não apenas pelo resultado eleitoral, mas também pelas polêmicas e brigas envolvendo os apoiadores dos candidatos à Presidência da República. Em Goiás, o pleito para Governador foi decidido ainda no primeiro turno, no dia 2 de outubro.
As confusões começaram antes mesmo do 1º turno. Em agosto, um fiel foi baleado na perna por um policial militar após uma discussão política em uma igreja de Goiânia. Na ocasião, os líderes da igreja pediam para que os fieis não votassem em candidatos da esquerda.
No 1º turno da eleição, um frigorífico em Goiás criou tumulto ao fazer uma promoção da “Picanha Mito”, por R$ 22 o quilo. O produto levava a foto de Jair Bolsonaro e era voltado apenas aqueles que comparecessem no local vestidos de camisa do Brasil. A ação foi investigada por suspeita de crime eleitoral.
- Calendário do IPVA 2023: Sem aumento na alíquota, pagamento pode ser dividido em até 10 vezes
Em outubro, antes do segundo turno das eleições, outro caso veio à tona. Desta vez, um padre de Iporá que enviou um áudio para uma fiel dizendo que quem votasse no candidato Lula (PT) iria ser responsabilizado “no juízo final”.
Em novembro, um padre foi filmado tirando a batina e abandonando o púlpito, em Nerópolis. O motivo seria uma discussão política, onde o padre pediu para que quem tivesse votado em Lula, deixasse o local.
Mesmo após a eleição, os tumultos continuaram. Desta vez, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que não aceitavam o resultado das eleições bloquearam rodovias em Goiás, como forma de protesto. Com o ato, o coração de um doador goiano não pôde ser enviado a um paciente em São Paulo.
Terror do INSS
Outro caso inusitado que marcou Goiás foi o caso do aposentado Andrelino Vieira da Silva, morador de Aparecida de Goiânia, que viralizou na internet após comemorar 121 anos com o bolo temático “Terror do INSS“.
Após a repercussão, o aposentado foi homenageado pelo Governo Federal e ganhou uma placa com a mensagem: “O senhor não é o terror do INSS. O senhor é uma bênção para o INSS. Desejamos ao senhor Andrelino muitos mais anos de vida”.
Avô generoso
Em fevereiro, outro fato marcou as redes sociais em Goiás. O prefeito de Bom Jesus de Goiás viralizou após presentear 15 netos com carros de luxo. Cada um ganhou um veículo 0km e, somados, chegam ao valor de R$ 2 milhões.
Guns N’ Roses em Goiânia
O show da banda Guns N’ Roses leva o título de evento do ano e foi o mais aguardado pelos goianos. Assim que os ingressos foram colocados à venda, filas quilométricas se formaram por aqueles que buscavam um espaço para ver Axl Rose, Slash, Duff McKagan e toda sua turma na capital goiana. O evento aconteceu em setembro.
Morte Ronaldo Caiado Filho
Em julho deste ano, Ronaldo Caiado Filho, filho do governador de Goiás, foi encontrado morto na fazenda onde morava, em Nova Crixás. O governador e a primeira-dama estavam em uma missa em Trindade quando receberam a notícia. A causa da morte não foi divulgada pela família.
Morte por infecção generalizada
Em setembro, um funcionário público, de 56 anos, morreu ao ter uma infecção generalizada após colocar facetas dentárias, em Goiânia. O procedimento foi feito em julho, mas ele teve diversos problemas com as próteses e acabou falecendo cerca de dois meses depois.
Morte após ressonância magnética
Recentemente, uma psicóloga morreu após fazer uma ressonância magnética em uma clínica de Goiânia. Um relatório médico aponta que ela teve uma parada cardíaca após tomar contraste para fazer o exame. Ela investigava a causa de dois AVCs e faleceu três dias antes do Natal.
Morte da mãe do cantor Delino Marçal
O ano começou com uma grande tragédia em Goiás. A mãe do cantor gospel Delino Marçal foi morta com golpes de barra de ferro por um jovem, em Goiânia. O homem estava nu e invadiu a igreja onde ela estava. Além disso, ele também teria tentado matar a esposa e a enteada momento antes.
Testemunhas disseram que a pastora fez uma oração para tentar evitar as agressões, porém não conseguiu. Ele segue preso, mas o Ministério Público pediu que o homem seja absolvido, pois um laudo apontou que ele estava incapaz de entender os seus atos no momento do crime.
Caso Luana Marcelo
Outro caso que chocou os goianos em 2022 foi o de Luana Marcelo, de 12 anos, brutalmente assassinada em Goiânia. Ela voltava da padaria quando foi abordada por Reidimar Silva, que matou, estuprou, ateou fogo e enterrou o corpo da vítima.
Após o caso ser descoberto, o desaparecimento de outra adolescente, Thaís Lara, começou a ser investigado, pois apresenta muita semelhança com o de Luana Marcelo. Reidimar Silva também é o principal suspeito do caso.
Personalidades que morreram em 2022
O ano de 2022 também foi marcado pela morte de grandes personalidades no Brasil e no Mundo. Confira alguns:
- Rainha Elizabeth II
- Jô Soares – humorista e apresentador
- Pelé – O Rei do Futebol
- Papa Bento XVI
- Elza Soares – cantora
- Ivan Gomes, o Batoré – ator e humorista
- Claudia Jimenez – atriz e humorista
- Gal Costa – cantora de MPB
- Erasmo Carlos – cantor, compositor e multi-instrumentista
- Isaac Bardavid – ator e dublador, conhecido por dar vida ao Wolverine, dos X-Men
- Arnaldo Jabor – cineasta e jornalista
- Paulinha Abelha – cantora da banda Calcinha Preta
- Taylor Hawkins – baterista da banda de rock norte-americana Foo Fighters
- Roberto Guilherme – ator que deu vida ao Sargento Pincel de ‘Os Trapalhões’
- Suzana Faini- atriz
- Aleksandro – cantor, da dupla com Conrado
- Milton Gonçalves – ator
- Rubens Caribé – ator
- Danuza Leão – escritora, jornalista e ex-modelo
- Robbie Coltrane – ator escocês que viveu o personagem Hagrid na saga Harry Potter