O mercado de investimentos vem crescendo de forma constante no Brasil ao longo dos últimos anos. De acordo com o último relatório de perfil de pessoas físicas da B3, já são mais de 5,3 milhões de investidores pessoa física com conta na Bolsa brasileira.
Este número pode não parecer muito para um país com mais de 210 milhões de habitantes, mas a evolução do mercado é nítida. Em 2018, eram pouco mais de 800 mil investidores registrados na B3.
Durante a pandemia de Covid-19, o número de investidores no Brasil disparou. Isso não ocorreu por acaso, já que uma série de fatores fez os brasileiros recorrerem à Bolsa como alternativa aos investimentos mais tradicionais.
“Foi um conjunto de fatores que levou a esse crescimento”, afirma Leonardo Longhi, gestor da unidade de Goiânia da Messem Investimentos. “Nós tivemos com a pandemia de Covid-19, e a crise que veio junto, um momento de juros muito baixos e pesados estímulos à economia ao redor do mundo. Esse movimento fez a maioria dos ativos de renda fixa, os investimentos mais populares no Brasil, perderem muito potencial de rendimento”.
Isso porque, segundo ele, muitos investimentos consolidados no mercado – como a popular caderneta de poupança – passaram a não oferecer rendimentos reais ante a inflação durante o período de baixa agressiva dos juros no país. Os investidores precisaram buscar uma nova maneira de proteger o patrimônio conquistado.
“A inflação brasileira fechou 2021 em 10,06%, enquanto a poupança rendeu apenas 2,48%”, aponta o especialista em investimentos. “Essa diferença entre o rendimento das aplicações e a inflação é, na prática, um prejuízo para o investidor”.
Mas como proteger o patrimônio da inflação? O investidor deve montar uma carteira diversificada, que tenha níveis equilibrados de proteção contra a inflação e de potencial de retorno. Para Longhi, a busca por esses ativos com rendimentos reais foi um grande estopim para o crescimento do mercado de investimentos.
Esse crescimento do mercado de investimentos no Brasil inteiro trouxe uma grande oportunidade para empresas do setor. A popularidade dos escritórios de agentes autônomos de investimentos (AAIs), como a Messem, cresceu muito nesse período.
Com novas oportunidades se abrindo, esses escritórios foram se expandindo para regiões que não estavam no radar das grandes empresas do mercado de investimentos. Um desses mercados ‘emergentes’ é Goiânia.
Para Longhi, o panorama atual da economia brasileira contribuiu para colocar o estado e Goiânia em destaque no cenário nacional. Com 2,2 milhões de habitantes, a região metropolitana da capital de Goiás é um dos principais polos do agronegócio brasileiro.
“O agro é o segmento que mais cresce na nossa economia em termos de geração de emprego e de riqueza e Goiânia tem ampla relevância no agronegócio nacional”, aponta Longhi. “Ajudar empreendedores a proteger e expandir seus negócios foi um dos motivos que nos trouxe até a cidade”.
O público-alvo da empresa, segundo o gestor da Messem, são pessoas físicas que pensam em perpetuar seu patrimônio e pessoas jurídicas que buscam alavancar seus negócios com soluções financeiras. “Tudo isso através de estratégias de alocação alinhadas com o perfil de investidor do cliente e seus objetivos financeiros”, complementa.
Para Longhi, o mercado de investimentos vem crescendo em ritmo acelerado na região de Goiânia ao longo dos últimos anos.
“A região é muito rica e vem crescendo bastante. Esses fatores estão atraindo muitos players grandes do mercado financeiro para Goiás e o restante do Centro-Oeste brasileiro”, explica. “Essa grande movimentação de recursos na região traz consigo uma demanda por soluções financeiras e encaramos de cabeça erguida esse desafio de auxiliar a região a ter um crescimento mais seguro e acelerado”.
A equipe da Messem em Goiânia conta com assessores de investimentos de alta competência, alguns com mais de 20 anos de experiência no mercado. Os assessores, no entanto, atuam com toda uma equipe de suporte nos bastidores, uma equipe que o gestor considera o grande diferencial da Messem frente à concorrência.
“A estrutura e a robustez da Messem são únicas no mercado de agentes autônomos de investimentos. Não por acaso, somos o único escritório que ganhou três vezes o prêmio de melhor escritório da rede credenciada à XP no Brasil Advisor Awards”, aponta Longhi. “Temos equipes de especialistas em diversas áreas, prontos pra oferecer a quem investe conosco um portfólio completo de soluções financeiras”.
Com a popularização do mercado de investimentos também pressionou para que empresas do ramo, como a Messem, se adaptassem para oferecer um portfólio ainda maior para seus clientes. No primeiro semestre, a empresa anunciou uma fusão com a corretora ATG Seguros, um movimento com o objetivo de firmar ainda mais a companhia no mercado segurador.
“Do cliente pessoa física que quer o básico, comprar um fundo de renda fixa ou montar uma carteira de ações, até a pessoa jurídica* que precisa de soluções em seguros* ou benefícios* para os seus negócios, todos são bem atendidos aqui na Messem”, explica o gestor Leonardo Longhi. “Isso graças a esse nosso atendimento multidimensional, que está sempre vigilante na busca oportunidades em todas as modalidades de ativos financeiros”.
O especialista em investimentos espera que a expansão de escritórios de investimentos em Goiânia e no restante do Brasil estimule ainda mais pessoas a começar a investir. Para ele, os investimentos podem ter um papel chave na vida das pessoas.
“Seu dinheiro precisa trabalhar para você, e não o contrário. Pense que, enquanto você trabalha ou aproveita o seu tempo livre, aquele dinheiro que você deixou parado na poupança ou conta corrente poderia estar, de alguma forma, rendendo de forma passiva”, explica.
Para Longhi, os investimentos devem ser feitos com olhar de longo prazo e exigem que o investidor tenha convicção dos motivos que o fazem investir. O especialista afirma também que é preciso ignorar o mito dos lucros rápidos e massivos e focar em se construir uma trajetória sólida e consistente.
“O investidor é uma pessoa que realiza seus sonhos com mais facilidade, que tem mais liberdade financeira, é uma pessoa que se aposenta mais cedo graças aos seus investimentos, argumenta Longhi. “Por esses e muitos outros motivos, aqui na Messem nós gostamos de falar que o futuro é de quem investe”.
Investidores interessados podem encontrar a unidade da Messem de Goiânia no edifício NASA, na avenida 136, nº 761, no Setor Sul. A operação funciona na sala 9 do 11º andar do prédio.
Para saber mais sobre a Messem Goiânia, você pode acessar o site da operação!
As soluções e serviços de Assessoria Patrimonial, Corporate e Seguros são ofertados pela Messem Corretora de Seguros Ltda., que está devidamente credenciada e autorizada a atuar junto à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), através do código 202046387.