A Prefeitura de Goiânia começa, nesta sexta-feira (18), a vacinação de bebês com comorbidades contra a covid-19. A ação é promovida por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Nesta etapa serão vacinadas apenas crianças com idade entre 6 meses e 2 anos, 11 meses e 29 dias, que tenham alguma comorbidade.
O município de Goiânia recebeu do Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), 2.260 unidades da vacina contra Covid-19, fabricadas pela Pfizer-BioNTech.
Além disso, o esquema vacinal para crianças dessa idade é de três doses. O intervalo entre a primeira e segunda dose é de 4 semanas e o da segunda para a terceira dose é de 8 semanas.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, as doses serão aplicadas somente naquelas crianças menores de três anos, que possuam alguma comorbidade.
Pedroso também destaca que a comorbidade deve ser comprovada, através de laudo, declaração, prescrição médica ou relatório médico com descritivo ou CID da doença. Também está disponível no site da prefeitura um formulário a ser preenchido.
“No site da prefeitura, no ImunizaGyn, disponibilizamos um formulário, que pais e responsáveis podem pegar e levar para o médico marcar a comorbidade, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde”, acrescentou o secretário.
Veja onde ocorre a vacinação de bebês com comorbidades
- Conta de energia: Campanha da Enel oferece negociação de dívidas com até 30% de desconto
Os pais ou responsáveis que tenham interesse em vacinar as crianças, podem se dirigir às seguintes unidades de saúde:
- Centro Municipal de vacinação (CMV);
- Ciams Urias Magalhães;
- Cais Goiá;
- Unidade de Saúde da Família (USF) São Carlos
Em nove de novembro a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde divulgou, também, uma lista de comorbidades definidas como prioritárias para a vacinação contra a covid-19:
- Diabetes
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão arterial resistente
- Hipertensão arterial estágio 3
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
- Imunocomprometidos
- Doença renal crônica
- Doenças neurológicas crônicas
- Hemoglobinopatias graves
- Obesidade mórbida
- Síndrome de Down