No Result
Ver todos os resultados
No Result
Ver todos os resultados
No Result
Ver todos os resultados

Caso Valério Luiz: quatro dos cinco réus são condenados pela Justiça

Por Dinake Nubia
Publicado em 10/11/2022 às 09:14
Caso Valério Luiz: quatro dos cinco réus são condenados pela Justiça

Promotoria exibe vídeo de Valério Luiz durante julgamento. Foto: Agnos Santos/ Divulgação

Compartilhe no WhatsappCompartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Pinterest

Dez anos após a morte do radialista Valério Luiz, o julgamento finalmente chegou ao fim com a condenação de quatro dos cinco réus acusados de participação no homicídio. Eles saíram do tribunal direto para prisão.

O júri durou três dias, com mais de 12 horas cada sessão. A sentença de cada réu foi decidida pelos votos dos jurados, realizados em uma reunião de Conselho de Sentença. Cada um deles votou de forma anônima. Veja a condenação dos réus:

Leia também

Celular explode durante manutenção em loja de Goiás; vídeo

Celular explode durante manutenção em loja de Goiás; vídeo

Motorista de aplicativo é preso suspeito de estuprar uma passageira, em Trindade

Motorista de aplicativo é preso suspeito de estuprar uma passageira, em Trindade

  • Maurício Sampaio, apontado como mandante do crime, foi condenado a 16 anos de reclusão;
  • Urbano de Carvalho Malta, acusado de contratar o atirador para cometer o crime, foi condenado a 14 anos de reclusão;
  • Ademá Figueiredo Aguiar Filho, policial militar apontado como autor dos disparos, foi condenado a 16 anos de reclusão;
  • Marcus Vinícius Pereira, acusado de ajudar no planejamento do homicídio, foi condenado a 14 anos de reclusão.

O quinto réu, Djalma Gomes da Silva, que era apontado como ajudante no planejamento do crime, foi absolvido por 4 votos a 3 do júri.

  • Entretenimento: Gravadora lança música inédita de Cristiano Araújo 7 anos após morte do cantor
Caso Valério Luiz: quatro dos cinco réus são condenados pela Justiça
Réus no caso Valério Luiz. Foto: Agnos Santos/ Divulgação

Conforme aponta a sentença, a culpabilidade de Maurício Sampaio foi considerada de grau intenso, uma vez que premeditou o crime com o objetivo de “calar a vítima, que exercia sua liberdade de expressão na condução de jornalista esportivo”.

Já a conduta de Ademá Figueiredo foi considerada de extrema gravidade pelo júri, uma vez que, por ser policial militar, teria a “obrigação legal de agir como garantidor da segurança pública e levar ao cidadão paz pública”.

Na sentença, a culpabilidade de Marcus Vinícius é por sua atuação na logística do crime, porque entregou a arma ao executor e também emprestou sua motocicleta, capacete e uma camiseta.

Por fim, a culpabilidade de Urbano de Carvalho “demonstra o grau de reprovabilidade da sua conduta, conformado o tipo penal e a natureza da participação do réu”.

  • Política: Alego inaugura busto em homenagem ao ex-prefeito Iris Rezende

Caso Valério Luiz: veja como foi o julgamento

O julgamento começou na segunda-feira (7) e durou três dias, sendo presidido pelo Juiz Lourival Machado da Costa. O primeiro foi dedicado aos depoimentos de cinco testemunhas de acusação arroladas pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO).

O segundo dia também foi de depoimento de testemunhas, mas da defesa, além de interrogatório dos cinco réus. A previsão era que ao menos 24 testemunhas fossem ouvidas, mas 16 foram dispensadas.

  • Leia mais: 2º dia de julgamento do caso Valério Luiz continua com interrogatório dos réus

O terceiro dia foi marcado pelos debates entre a acusação e defesa para apresentação de suas sustentações. Na ocasião, a promotora Renata Marinho contou que o réu Maurício Sampaio teria oferecido R$ 15 mil para que Valério Luiz fosse demitido do trabalho.

A promotora ainda salientou que Sampaio agia de forma violenta e que a morte de Valério está relacionada diretamente a ele, uma vez que os outros réus não tinham relação com a vítima.

Na sustentação da defesa, o advogado Ricardo Naves falou sobre a possibilidade de manipulação nas provas que foram apresentadas no processo e disse que não existem provas materiais contra Maurício Sampaio.

  • Leia mais: Debate entre acusação e defesa marca 3º dia de julgamento
Caso Valério Luiz: quatro dos cinco réus são condenados pela Justiça
Juiz Lourival Machado. Foto: Agnos Santos/ Divulgação

Filho da vítima

Após o resultado da sentença, Valério Luiz Filho disse que há possibilidade de recorrer para que a pena dos réus sejam aumentadas, uma vez que foram penas medianas. “Minha intenção é que peguem o máximo possível”. Ele também contou que vai estudar sobre a absolvição de Djalma para que possa recorrer da decisão.

Antes da sentença, o julgamento já tinha sido adiado outras quatro vezes. A primeira foi no dia 23 de junho de 2020, por causa da pandemia de Covid-19. A segunda foi em março deste ano, quando o advogado de Maurício Sampaio deixou o caso.

O terceiro adiamento foi em 2 de maio deste ano, quando os advogados de Maurício Sampaio abandonaram o plenário alegando parcialidade do juiz Lourival Machado, que presidia a sessão. A última vez foi em 14 de julho, quando um jurado passou mal no segundo dia de julgamento e deixou o hotel sozinho.

Justiça mantém multa de R$ 120 mil a advogados que abandonaram júri do caso Valério Luiz

O crime

Valério Luiz foi morto a tiros no dia 5 de julho de 2012, aos 49 anos, quando ele saía da rádio onde trabalhava. Segundo denúncia do Ministério Público, o crime foi motivado pelas críticas constantes de Valério Luiz ao Atlético-GO, do qual Maurício Sampaio era vice-presidente.

Tags: caso valério luizcondenaçãojulgamentosentença

Notícias relacionadas

Corpo encontrado dentro de caminhão caído em rio pode ser de motorista desaparecido, em Goiás

Corpo encontrado dentro de caminhão caído em rio pode ser de motorista desaparecido, em Goiás

Um corpo foi encontrado dentro de um caminhão que estava submerso no Rio Meia Ponte, no município de Professor...

Dois homens e um menor são detidos por estupro coletivo de adolescente, em Goiás

Homens são presos e menor apreendido por estupro coletivo de adolescente, em Goiás

Uma adolescente de 17 anos foi encontrada inconsciente em uma casa em Luziânia, em Goiás e encaminhada a uma...

Siga o Portal Dia nas redes sociais

Sobre o Dia

  • Anuncie no Dia Online
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao vivo

Editorias

  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Gastronomia
  • Mercado de Trabalho
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Trânsito
  • Uncategorized
  • Anuncie no Dia Online
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao vivo

Redes Sociais

© 2024 - Todos os direitos reservados.

Segurança e Privacidade

No Result
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Cidades
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Esportes
    • Educação
    • Gastronomia
    • Mercado de Trabalho
    • Mundo
    • Política
  • DiaPlay
  • Anuncie
  • Contato

© 2022 Todos os direitos reservados.

No Result
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Cidades
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Esportes
    • Educação
    • Gastronomia
    • Mercado de Trabalho
    • Mundo
    • Política
  • DiaPlay
  • Anuncie
  • Contato

© 2022 Todos os direitos reservados.