Goiânia celebra hoje seus 89 anos de história. De uma cidade planejada para 50 mil pessoas, a capital do estado conta hoje com uma população de mais de 1,5 milhão de pessoas. Com quase nove décadas de fundação, Goiânia já é a 10º maior cidade do país.
Desde a proclamação da república em 1889, já se falava em transferir a capital da Cidade de Goiás. Com o fim do período do ouro, a antiga Vila Boa começou a perder sua força econômica, ficando atrás de cidades ao sul do estado, com uma economia fundada, principalmente, na criação de gado e agricultura.
Além da economia, “Goiás Velho” se encontrava situada em uma região bastante acidentada, com planaltos, chapadas, vales e depressões. O relevo da antiga capital dificultava um crescimento ordenado da cidade. Foi então que, olhando para esses problemas, se viu a necessidade de edificar do zero uma nova capital para Goiás.
89 anos de história: o símbolo da nova república
Em 1930, Getúlio Vargas se tornou chefe do então Governo Provisório, revogando a Constituição de 1891 e passando a governar através de decretos. Assim sendo, Vargas começou a nomear seus interventores nos estados. Em Goiás, Pedro Ludovico Teixeira, idealizador de Goiânia, foi nomeado para administrar o estado.
À época, o estado era dirigido por oligarquias políticas formadas principalmente por famílias tradicionais como as famílias Caiado, Jardim e Bulhões. O objetivo de Getúlio Vargas era de centralizar o poder na nova república que estava nascendo. Portanto, era preciso enfraquecer as oligarquias locais.
Em 24 de outubro de 1933, Pedro Ludovico lançava a pedra fundamental de Goiânia e a data não foi escolhida à toa: era uma homenagem aos três anos da Revolução de 1930, iniciada por Getúlio Vargas. O nascimento de uma nova capital no coração do Brasil simbolizava, assim, a nova república que se erguia.
- Aniversário da capital: Comemorações pelos 89 anos de Goiânia começam nesta quinta-feira (20)
A capital do estado foi idealizada para 50 mil habitantes. No entanto, com a chegada da estrada de ferro em 1951, a “marcha para o oeste” de Getúlio Vargas, de 1951 a 1954 e a construção de Brasília, de 1954 a 1960, Goiânia viu sua população crescer exponencialmente.
Hoje, a jovem capital conta com mais de 1,5 milhão de habitantes, sendo a 10ª maior cidade do país e a maior do Centro-Oeste.
Uma cidade para todos
Goiânia é uma cidade plural e para todos. São homens e mulheres de todas as regiões do país que veem na capital um bom lugar para viver e construir suas vidas.
Considerada uma das cidades mais ricas do país, Goiânia se destaca por um mercado de trabalho forte e de oportunidades.
Somente de janeiro a junho deste ano, a capital registrou um aumento de 5,33% na geração de empregos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A média nacional do país em igual período foi de 3,28%.
De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 820 mil pessoas tem emprego formal em Goiânia. Isso representa mais de 50% da população da cidade.
Goiânia se consolida, portanto, como um das capitais mais fortes e prósperas do Brasil.