O primeiro turno das eleições 2022 será realizado neste domingo (2/10) e os eleitores devem ficar atentos, pois, diferentemente dos pleitos anteriores, neste ano, o horário será unificado em todo o país, seguindo apenas o horário de Brasília, não levando mais em consideração as diferenças de fuso horário.
A decisão de unificação foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro com o argumento de que permitiria que a apuração e a divulgação dos resultados começassem assim que a votação fosse encerrada, sem esperar estados com os fusos horários mais atrasados.
- Eleições 2022: Goiânia não terá Lei Seca no dia do pleito
Pela decisão, todas as seções de voto do país estarão abertas das 8h às 17h, horário de Brasília. Somente os eleitores que já estão na fila poderão votar após as 17:00 GMT.
Em estados com fusos horários diferentes de Brasília, o horário local de abertura das seções será adequado. É o caso de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e partes da Amazônia, onde a votação poderá ser feita das 7h às 16h, horário local.
Em alguns locais no Acre e na Amazônia, as urnas abrirão e fecharão duas horas mais cedo. Neste caso, a votação ocorrerá das 6h às 15h. Em Fernando de Noronha, fuso horário uma hora à frente de Brasília, a votação deve ser aberta entre 9h e 18h.
Resultado das eleições
De acordo com o TSE, os resultados devem ser divulgados após o encerramento da votação. Os números poderão ser acompanhados através do aplicativo móvel Resultados nas lojas Android e iOS. A Justiça Eleitoral também criou uma página específica para a divulgação.
Justificativa
Caso esteja fora do município de votação, é necessário justificar a ausência nas urnas. Ela pode ser feita em qualquer sessão eleitoral, através do aplicativo e-Título ou, excepcionalmente, com a entrega do Requerimento de Justificativa Eleitoral nos locais de votação.