O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, nesta quinta-feira (15/9), o edital do concurso público que prevê o preenchimento de mil vagas para o cargo de técnico de seguro social. Deste total, 23 são para Goiás. O salário inicial de R$ 5,9 mil.
As inscrições podem ser feitas a partir desta sexta-feira (16), no site do Cebraspe, banca organizadora do certame. O período segue aberto até dia 3 de outubro. A taxa é de R$ 85,00.
A isenção da taxa de inscrição é garantida para candidatos com cadastro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico) ou que sejam doadores de medula óssea reconhecidos pelo Ministério da Saúde.
Participação no concurso do INSS
Para participar é preciso cumprir alguns requisitos, como:
- Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses;
- Estar em gozo dos direitos políticos.3.4 Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Ter idade mínima de 18 anos;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
Provas
O concurso é composto por duas etapas, sendo a prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório; e curso de formação, também de caráter eliminatório e classificatório. Segundo o edital, a primeira etapa deve ser realizada no dia 27 de novembro.
A prova objetiva será composta por questões de conhecimentos básicos nas disciplinas de língua portuguesa, ética no serviço público, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo, noções de informática e raciocínio lógico-matemático. Além disso, também serão abordados temas específicos relacionados a benefícios previdenciários e legislação previdenciária.
O curso de formação será realizado nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Manaus/AM, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.
Conforme previsto no edital, os aprovados serão convocados para atuar nas agências da Previdência Social espalhadas pelo país.