Foi liberado neste domingo (11), o tráfego no anel interno da Praça Cívica, em Goiânia. Entretanto, a liberação vale apenas para ônibus. De acordo com a prefeitura, a decisão foi tomada mesmo com o andamento das obras do BRT Norte-Sul, que estão em fase de conclusão.
O secretário municipal de Mobilidade (SMM), Horácio Mello, explica que o trabalho no local, com a liberação do trânsito de ônibus é para diminuir os riscos à segurança dos pedestres. Além disso, o trecho já conta com sinalização, por meio de faixas horizontais e verticais.
“É um processo contínuo. Os agentes de trânsito vão acompanhar a liberação do tráfego local, para garantir a segurança das pessoas que trafegam pelo local”, pontua.
- Tempo em Goiás: Cimehgo mantém alerta de baixa umidade do ar com índices de 10%
Conclusão das obras
De acordo com titular da Seinfra, Everton Schmaltz, as obras da Praça Cívica são as últimas grandes intervenções que estão sendo feitas para todo o planejamento do BRT 2.
O titular ainda ressalta que as quatro estações de embarque e desembarque já estão sendo construídas e não vão interferir de forma direta no tráfego no local.
“Após esta fase, teremos a conclusão das quatro estações da Avenida Goiás, e que aguardam, da parte da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), a liberação do documento específico ambiental, para que essas obras possam ser iniciadas.”, afirma.
- Varíola dos macacos: Testes devem começar a ser feitos ainda em setembro, em Goiás
O secretário afirma que a previsão é que todas as obras físicas sejam concluídas até dezembro, quando ficará pendente apenas a finalização das coberturas das estações, visto que podem ser realizadas apenas quando o sistema for realmente efetivado. Além disso, também terá toda a parte de instalação de tecnologia, mobiliário, etc.
Por fim, o secretário projeta que, entre janeiro e maio de 2023, as obras do trecho 2 sejam concluídas, em participação com as administradoras do transporte coletivo, CMTC e RedeMob. “A parte física, de atribuição da Secretaria de Infraestrutura, já está em franca conclusão. E, de acordo com o que temos em nosso planejamento, isso se dará até dezembro deste ano”.
- Concurso dos bombeiros: Inscrições para cargos de soldado e tenente são prorrogadas