Hoje, 7 de setembro, comemora-se 200 anos da Independência do Brasil, dia que o país foi separado definitivamente de Portugal. Para comemorar a data, diversos estados e cidades brasileiras realizam desfiles cívicos e outras programações.
Em Brasília, capital federal, a programação começou às 9h horas e inclui apresentações das forças armadas, das polícias Militar, Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, além da participação de estudantes dos colégios militares e das escolas públicas do Distrito Federal.
- Independência do Brasil: Confira o que abre e fecha no feriado na Grande Goiânia
O desfile ainda contará com a presença de integrantes do Grupamento de Veteranos da 2ª Guerra Mundial, os chamados pracinhas, ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Além deles, o público poderá ver tropas de fuzileiros navais, cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, representantes de Tropas Especiais da Força Terrestre e cadetes da Academia da Força Aérea (AFA).
Em show aéreo, paraquedistas saltarão no céu de Brasília e entregarão a Bandeira Nacional ao presidente da República. A Esquadrilha da Fumaça também fará uma apresentação ao público.
- Eleições 2022: Pedidos de voto em trânsito crescem quase 300%, diz TSE
Comemoração da Independência do Brasil em Goiânia
Mesmo com caravanas saindo da capital goiana para participação de desfile em Brasília, Goiânia deve sediar uma carreata em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil.
A programação está prevista para começar às 16h no Parque Vaca Brava, no Setor Bueno. No local, os presentes devem cantar o hino nacional. Em seguida, uma carreata deve percorrer as principais vias da capital até chegar na Praça Cívica, no Setor Central.
Aproveitando a oportunidade, alguns candidatos que apoiam Jair Bolsonaro devem fazer discurso à população. Além disso, também serão distribuídos adesivos em apoio ao presidente.
Para garantir a segurança, a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP) informou que o “Comando Geral da Polícia Militar de Goiás (PMGO) determinou o reforço do policiamento ostensivo e preventivo em todo o Estado.”