De acordo com informações divulgadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o sinal 5G, em Goiânia, será ligado a partir desta terça-feira (16/8). Inicialmente, a tecnologia será ativada com 10% da cobertura atual do 4G.
Nas demais cidades do estado de Goiás, a precisão é de que o 5G comece a vigorar a partir de janeiro de 2023. Conforme dito pela Anatel, a princípio a exigência mínima era a instalação de 57 estações pelas empresas de telefonia para que o sinal fosse ativado.
Entretanto, as companhias telefônicas conseguiram aumentar a meta e instalar cerca de 100 estações. Deste modo, o conselheiro da agência ressalta que existe uma avaliação muito boa e lembra que o processo não seria rápido e que enfrentariam desafios ao longo do caminho.
Ainda de acordo com o conselheiro, a empresa tem agora um aprendizado para dar continuidade ao processo de instalação do 5G com mais tranquilidade. Além de Goiânia, o sinal será ligado em Curitiba e Salvador na próxima semana.
Outras 15 capitais brasileiras tiveram o prazo de ativação, que estava previsto para setembro desde ano, prorrogado por mais 60 dias.
Próximas cidades
O conselheiro da Anatel explicou ainda que, depois das capitais brasileiras, os próximos receptores do sinal 5G serão os municípios com população cima de 500 mil habitantes e ressalta que essa instalação deve acontecer apenas a partir de janeiro de 2023.
Já municípios com 200 mil habitantes, tais como Anápolis, Rio Verde e Águas Lindas de Goiás, terão acesso à tecnologia a partir de julho de 2023.