Nesta segunda-feira (25/7) foi anunciado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Goiás a disponibilização da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para a população acima dos 30 anos de idade.
Saúde: Covid-19: veja quem pode tomar a 4ª dose da vacina e onde se imunizar em Goiânia
Vale lembrar que, para receber a segunda dose de reforço, é necessário que a primeira dose de reforço tenha sido tomada há, pelo menos, quatro meses.
Sistema prisional: Visitas de familiares aos presos em Goiás são retomadas pela DGAP
Com o anúncio, a Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia confirmou que a vacinação das pessoas nessa faixa etária terá início nesta terça-feira (26). Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia disse que foi notificada e irá preparar o calendário de vacinação.
Covid-19: Ministério da Saúde recomenda dose de reforço da Janssen
Segundo informado pela SES/GO, o estado possui mais de 415 mil pessoas com idade entre 30 e 39 anos, aptos a receberem a segunda dose de reforço (ou quarta dose). A pasta explicou ainda que os municípios possuem doses suficientes, mas irá enviar uma nova remessa de doses.
Nota SES-GO
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) informa que, considerando o intervalo de quatro meses recomendado entre o primeiro reforço (3ª dose) e o segundo reforço (4ª dose) consta que 416.810 pessoas com 30 a 39 anos de idade estão elegíveis para tomar o segundo reforço.
Informamos que os municípios já possuem doses para iniciar a vacinação deste público e está prevista distribuição de uma nova remessa de doses a partir do dia 26/07.
Esclarecemos, que conforme orientações técnicas a vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Comirnaty/Pfizer) ou, na ausência desta, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca).
A SES informa que os municípios já estão aptos a iniciar a vacinação visto que, já tem aplicado a segunda dose de reforço para outras faixas etárias já elegíveis. Na oportunidade informamos que, será emitida a nota técnica aos munícipios após publicação da resolução da Comissão Intergestores Bipartite.