Nesta terça-feira (19/7) a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES/GO) confirmou mais dois casos da varíola dos macacos no Estado. Ao todo, Goiás já possui seis casos confirmados, sendo quatro em Goiânia e dois em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital.
Segundo os dados divulgados pela SES, todos os pacientes são homens, com idades entre 24 e 41 anos. Em meio às averiguações sobre os casos suspeito, a pasta descartou cinco casos e investiga outros oito pacientes.
Maus-tratos: Tia é indiciada suspeita de torturar sobrinho de 1 ano, em Goianira
A informação inicial divulgada pela saúde estadual é de que os pacientes com varíola dos macacos recebem atendimento médico e orientação quanto a necessidade de isolamento, visto que a doença é transmitida pela contato com lesões, fluídos corporais e materiais contaminados.
A SES/GO alerta também que, apesar da varíola ter “sido identificada pela primeira vez em macacos, o surto atual não tem relação com esses animais”.
Crimes sexuais: Homem é preso após estuprar adolescente, filmar e divulgar imagens, em Bela Vista
Pacientes confirmados com varíola dos macacos
Goiânia
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia informou, por meio de nota, que os dois primeiros pacientes confirmados com a varíola dos macacos já receberam alta e que a SES/GO informou a pasta sobre a confirmação de mais dois casos.
Sobre os novos pacientes, a SMS explicou que eles já passaram por exames laboratoriais na rede privada e que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) já deu início as investigações.
Saúde: Varíola dos Macacos: sobe para três número de casos suspeitos, em Goiás
Aparecida de Goiânia
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia disse que a investigação epidemiológica, feita no município, mostrou que os dois casos da cidade foram confirmados pelo método laboratorial.
Dentre os pacientes contaminados com a varíola dos macacos, um deles já recebeu alta. Já em relação ao segundo doente, a secretaria disse que “aguarda a evolução do caso para encerramento da investigação”.