Foi confirmado neste sábado (9/7) pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES/GO) dois casos de varíola dos macacos, no Estado. Segundo a pasta, os dois pacientes são homens, um de 33 e outro de 34 anos, ambos são moradores de Aparecida de Goiânia.
Em nota a SES/GO afirmou que os pacientes “estão em isolamento domiciliar, com boa evolução do quadro e sendo monitorados diariamente pela Vigilância em Saúde”.
Saúde: Caso suspeito de hepatite grave de causa desconhecida é investigado, em Goiás
Segundo as informações divulgadas os homens “receberam atendimento médico e orientações quanto à necessidade de manter isolamento, uma vez que a transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados”.
Outro alerta feito pela Secretaria de Estado de Saúde é que, apesar da doença ter “sido identificada pela primeira vez em macacos, o surto atual não tem relação com esses animais”.
Meio Ambiente: Bombeiros encontram arara morta após incêndio em Aparecida de Goiânia
Formas de contagio e sintomas da Varíola dos Macacos
- Contato com o vírus: através de animais, pessoas ou objetos contaminados. O contágio pode acontecer através de mordidas, arranhões de animais, manuseio de caça selvagem ou pelo uso de produtos feitos de animais infectados.
- Pessoa para pessoa: o contato direto com fluidos corporais também é uma forma de contágio. Ou seja, o vírus pode ser transmitido através do sangue, pus, secreções respiratórias, saliva, beijo ou feridas. Ainda não se sabe se a doença pode ser transmitida através do sêmen ou fluidos vaginais.
- Por materiais contaminados que tocaram fluidos corporais ou feridas, tais como, roupas, talheres ou lençóis;
- Durante a gestação através da placenta, no parto e/ou pós-parto devido ao contato pele a pele.
Crime: Homem é preso em Pontalina suspeito de transmitir HIV “de propósito” à mulheres
Os sintomas iniciais incluem:
- febre
- dor de cabeça
- dores musculares
- dor nas costas
- gânglios (linfonodos) inchados
- calafrios
- exaustão