A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Goiás confirmou duas mortes causados pela cepa cosmopolita da sengue, no Estado. As vítimas eram residentes de Trindade e Aparecida de Goiânia.
Esta cepa da dengue é a mais transmitida no mundo e integra o grupo de genótipo cosmopolita do sorotipo 2. Este tipo de dengue pode agravar os sintomas mais comuns da doença.
Projeto social: Aluguel Social: cartões serão entregues em Aparecida entre dias 11 e 13 de março
Vale lembrar que antes de ser diagnosticada no Brasil, a cepa, na América Latina, havia sido detectada apenas no Peru. Entre os estrados brasileiros, Goiás foi o primeiro a registrar um caso da doença, que foi identificada em Aparecida de Goiânia.
A partir do primeiro registro, um sistema de sequenciamento foi feito e descobriu-se que dentre as 87 amostras colhidas, sete eram da cepa cosmopolita. Foi através da amostragem que n ovos casos da cepa da dengue foram descobertos.
Justiça: Caso Valério Luiz: novo julgamento dos acusados é realizado nesta segunda (13)
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, a última coletagem conseguiu detectar cinco novos casos em toda Região Metropolitana de Goiânia. Destes casos, dois foram a óbito.
O pesquisador da Fiocruz, Luiz Alcântara, ressaltou que apesar do primeiro ter sido identificado em Goiás, com novos sequenciamentos foi possível descobrir um caso mais antigo, ocorrido em julho de 2021.
Covid-19: Após suposta falha do Ministério da Saúde, Goiás volta a divulgar números da covid
Segundo ele quando as analises evolutivas, temporais, foram feitas foi descoberto que, inicialmente, o vírus encontrou do Peru no Mato Grosso do Sul e não em Goiás, como havia sido descoberto anteriormente.
Ao todo o vírus da dengue possui quatro sorotipos (1, 2, 3, e 4), que podem ser divididos internamente em vários genótipos ou linhagens. A cepa cosmopolita está integrada dentre as seis linhagem que compõem o sorotipo 2.
Saúde: Varíola dos macacos: após confirmação do 1º caso no Brasil, Anvisa faz orientações
Cerca de 90% dos casos de dengue, no Brasil, são de responsabilidade do tipo 1. A explicação dada por especialistas é de que a noiva linhagem da doença não é a responsável pelo aumento de casos confirmados no país. Todavia é uma preocupação para 2023.
Segundo Amorim, a dengue tipo 2 por si só já é mais grave. Daí a necessidade de monitoramento para entender como será a sua ocorrência, em especial nos períodos chuvosos.
Hepatite: Caso suspeito de hepatite grave de causa desconhecida é investigado, em Goiás
Aumento de casos em Goiás
Em todo Brasil, a região Centro-Oeste é a que tem maior incidência de casos de dengue confirmados. Atualmente Brasília é a capital com o maior número de infectados, sendo mais de 52 mil registrados. Goiânia ocupa a segunda posição com 42 mil.
Em âmbito nacional, o país já registra 1.143 mil casos de dengue, o que corresponde a uma alta de quase 200% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Ao todo, 550 pessoas morreram devido ao vírus e outros 359 óbitos são investigados.