Os municípios de Mineiros, Santa Rita do Araguaia e Portelândia, receberam do Ministério Público de Goiás (MPGO) a recomendação de adoção de medidas sanitária visando conter o surto de Covid-19 nas cidades.
As recomendações feitas pelo MPGO incluem medidas já adotadas anteriormente, além de outras com maior eficácia, sendo fundadas em parecer técnico emitido pelo serviço municipal de saúde.
Ataque: Recuperação de dados de vacinação foi concluída, diz Saúde
Recentemente os três municípios tem registrado um aumento significativo no contágio da doença durante as últimas semanas.
Assim, no início do mês de junho, uma reunião técnica com todos os secretários de Saúde da comarca e médicos especialistas foi promovido pelo Ministério Público de Goiás.
Denúncia: Médico denuncia maus tratos contra bebê de 1 ano após consulta, em Goianira
A reunião acabou em um consenso referente a necessidade de medidas que consigam barrar o avanço da Covid-19, assim como foi feito no começo deste ano.
Recomendações feitas pelo MPGO
Dentre as indicações feitas na recomendação do MPGO estão:
Economia: Preço dos combustíveis volta a ter dois dígitos após vírgula na bomba
a) a volta do uso obrigatório de máscaras em ambientes mais propensos ao contágio, tais como hospitais e unidades de saúde, além de locais fechados com aglomeração e permanência prolongada de pessoas, em especial as escolas;
b) promoção de ações educativas destinada à população, objetivando advertir sobre o risco sanitário e o atual cenário da Covid-19 no município, assim como orientar sobre o procedimento adotado em casos suspeitos e confirmados.
Saúde: Goiás investiga 3º caso suspeito de hepatite aguda de origem desconhecida
As medidas estão previstas no Protocolo de Biossegurança da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e na Recomendação nº 4/2022, também da SES e da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa).
A Resolução nº 2/2021, do Conselho Nacional de Educação também dispõe sobre as recomendações referentes aos cuidados tomados nas escolas para evitar o agravamento da Covid-19.
Trânsito: Triunfo é notificada pelo MPF para avaliar conservação de rodovias em Goiás
Dentre as pautas da reunião, foi abordado os graves impactos causados pelo novo surto de contágio nos serviços de saúde municipais, principalmente nas áreas de cardiologia e de psiquiatria.
A preocupação é devido ao fato de que, em seu estágio atual, as sequelas da doença evidenciam ainda mais o perigo da demora e a urgência de providências sanitárias específicas.