Foi confirmado na noite de domingo (12/6) o terceiro caso de varíola dos macacos no Brasil. A confirmação foi feita pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul.
O paciente tem histórico recente de viagem e, por isso, acredita-se ser um “caso importado” da doença. O diagnóstico laboratorial foi feito pelo Instituto Adolf Lutz de São Paulo.
Saúde: Anvisa faz recomendações diante de casos confirmados da doença
O primeiro caso da doença no Brasil foi registrado no dia 9 deste mês em São Paulo. O segundo caso, também em São Paulo, foi confirmado no último sábado (11/6). Além disso, estão em investigação seis casos suspeitos. Todos seguem isolados e em monitoramento.
Terceiro caso de varíola dos macacos no Brasil
O paciente, de 51 anos, diagnosticado com a doença mora em Porto Alegre e esteve Portugal. Ele retornou para o Brasil no último dia 10 deste mês. Segundo nota divulgada pelo Ministério da Saúde, ele está isolado.
Hepatite: Goiás investiga 3º caso suspeito de hepatite aguda de origem desconhecida
“O paciente está em isolamento domiciliar, junto com os seus contatos, apresenta quadro clínico estável, sem complicações e está sendo monitorado pelas secretarias de Saúde do estado e do município”, informou.
Em nota, o Ministério da Saúde ainda comunicou que está rastreando todos os contatos do paciente confirmado. “Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox [varíola dos macacos, em inglês], com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos, tanto nacionalmente quanto do voo internacional, que contou com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”.
Leia também:
Transmissão da doença varíola dos macacos
Reforço de marca diferente é mais eficaz para vacinados com CoronaVac