Entre os dias 1º e 7 de Junho, o Procon Goiânia realizou um levantamento em relação a variação de preços dos presentes para o Dia dos Namorados. De acordo com os dados divulgados pelo órgão fiscalizador, foram encontradas variação de até 240,98%. Durante a pesquisa, cerca de 38 estabelecimentos comerciais foram visitados e 30 itens avaliados, entre produtos e serviços.
Dentre os itens avaliados, estão produtos e serviços de diversas marcas, tais como eletrônicos, celulares, artigos esportivos, perfumes, cosméticos, calçados, diárias em motéis, flores e cestas de café da manhã. A pesquisa apontou que itens como loção pós-barba, tênis e flores, assim como serviços em motéis (suítes superluxo e luxo), são os que mais apresentam variações de preços. A maior variação de preço encontrada foi a loção pós-barba, endo encontrada de R$ 16,40 a R$ 55,92 na capital.
Perícia: Trecho da Avenida T-9 onde aconteceu racha que matou jovens será interditado para perícia
Ainda de acordo com o levantamento, uma pernoite em um motel, considerado de super luxo, em Goiânia pode variar entre R$ 85 e R$ 230, percentualmente falando a variação é de 170,29%. Os buquês de flores estão sendo encontrados com variações de até 130,77%, sendo precificados de R$ 130 até R$ 300.
Pesquisa: Procon Goiânia indica variação de até 30,77% no preço do gás de cozinha
Por outro lado, os produtos com a menor variação encontrada foram os perfumes, com preços oscilando entre 0,02% e 2,04%. De acordo com o presidente do Procon Goiânia, a melhor forma de conseguir um preço justo na hora de adquirir um produto ou serviço é pesquisando. Para ele, é através da pesquisa que o consumidor consegue economizar e ter satisfação no momento da compro. Outra dica dada por ele, é adquirir um produto de acordo com a necessidade e que o preço esteja dentro do seu orçamento. Evitar comprar presentes no impulso e sem saber as vantagens que o item oferece é outro meio de economizar.
Economia: Petrobras anuncia aumento de 18% na gasolina e 24% no diesel
Para exemplificar a fala do presidente, basta colocar na ponta da caneta: se o consumidor adquirir todos os cinco produtos com o maior índice de variação de preços (loção pós-barba, tênis, flores e serviços em motéis), pelo menor valor encontrado no mercado, o gasto será de R$ 508,39. Entretanto, caso a compra seja feita sem pesquisa e pelo maior valor ofertado, a despesa sobre para R$ 1.203,82. Em outras palavras, isso quer dizer que uma boa pesquisa antes da aquisição pode significar em uma economia de até R$ 695,43.