Nesta segunda-feira (23/5) foi informado pelo Ministério da Saúde que a pasta tem investigado mais um caso suspeito de hepatite grave de causa desconhecida no estado de Goiás. A idade e o município em que a nova criança suspeita reside não foram informados. Vale lembrar que desde a semana passada a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) vem monitorando uma menina de 2 anos de idade, moradora de Aparecida de Goiânia.
Em nota divulgada, o Ministério da Saúde informa a instalação da chamada “Sala de Situação” que foi instaurada para monitorar e acompanhar os casos suspeitos de hepatite aguda grave de causa desconhecida, no Brasil. A diz ainda que “a iniciativa tem como objetivo apoiar as investigações, bem como o levantamento de evidências para identificar as possíveis causas”.
Vacinação Infantil: Anvisa faz recomendações para uso de vacina da Pfizer em crianças
A sala conta com a participação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), dos técnicos do próprio Ministério da Saúde, além de outros especialistas. De acordo com a pasta da Saúde, a medida deve permitir a padronização das informações, bem como orientar o fluxo de notificações e investigação dos casos para todas as secretarias estaduais e municipais de saúde do país, assim como para os Laboratórios Centrais.
Tentativa de homicídio: Mulher é presa suspeita de tentar matar ex-companheiro a facadas, em Aparecida
Casos suspeitos em Goiás
Nesta quinta-feira (19/5), foi informado pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) que a pasta estava monitorando um caso suspeito de hepatite grave de causa desconhecida. A vítima seria uma uma menina de 2 anos, moradora de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital.
A criança apresentou apenas sintomas comuns da hepatite e passou por uma série de exames que descartaram outros tipos hepatite, indicando, assim, a possibilidade da hepatite aguda grave. A menina está internada no no Hospital das Clínicas (HC) e passa bem.
Educação: Greve dos professores de Aparecida é encerrada após reajuste salarial de 20%