O Governo de Goiás, através do atual governador do estado Ronaldo Caiado (União Brasil) autorizou que o Teatro Sebastião Pompeu de Pina seja reformado. O prédio fica localizado na cidade histórica de Pirenópolis e, após a reforma, deve ser utilizado para receber uma unidade do Colégio de Tecnologia de Artes com a intenção de captar a população local.
A previsão do governo de estado é gastar, aproximadamente, R$ 2,5 milhões para que as obras sejam feitas. Vale ressaltar que os recursos utilizados serão provenientes do próprio orçamento estadual e que assume a empreitada depois de dois anos de paralisação. Até que a decisão de assumir o comendo da reforma fosse tomada, as obras estavam sob a responsabilidade do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que, devido a cortes do governo federal, ficou sem recursos para concluir a execução do projeto.
Quais são as mudanças previstas no projeto e como está o andamento das obras no Teatro Sebastião Pompeu de Pina
A obra de restauração do Teatro Sebastião Pompeu de Pina teve início em dezembro de 2019 e, inicialmente, estava prevista para ser concluída no ano passado. Dentre as mudanças previstas no projeto estão o reforço da estrutura e de fundação, além de visar recuperar integralmente a arquitetônica do prédio, com reestruturação da fachada frontal, adequações de adequações de instalações acústicas e cênicas, entre outras ações.
De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Estado de Goiás, metade da obra já está concluída. Apesar de ter sido construído no final do século XIX, o edifício está interditado desde o ano de 2016. É importante ressaltar que o Teatro Sebastião Pompeu de Pina possui valor histórico e cultural para todo estado e já foi tombado, devido a uma lei estadual e pelo Iphan, durante a década de 1980.