O Governo de Goiás, buscando colocar em prática a política de austeridade, empreendeu uma série de ações que buscam reduzir os gastos governamentais, desde que consiga manter a prestação de serviços e, até mesmo, ampliar a a capacidade de produção de conteúdo em diversas plataformas.
Em relação a transmissão jornalística, o antigo contrato era limitado a 1 hora de programação ao vivo, por dia, e custava cerca de R$ 75.531,04 mensais, totalizando R$ 906.531,50 anuais. Ao longo dos anos, o contrato foi aditivado várias vezes, fazendo com que os órgãos de controle questionassem o motivo.
O contrato vigente, por outro lado, permite que seja feita a transmissão, ao vivo, pelo período de 12 horas diárias, além de abarcar o uso de câmeras IP em 20 pontos estratégicos de Goiânia e outras partes do estado, fornecer uma plataforma de transmissão on demand e aplicativos para smartphones. Atualmente estão sendo gastos R$ 234.600,00 ao ano, o que representa R$ 19.550,00 mensais.
No ano de 2018, a gestão anterior adquiriu o cenário usado nas duas edições do então TBC Notícias – hoje Jornal Brasil Central – que custou aos cofres público R$ 151 mil reais. Entretanto, com o fim da gestão e início da nova, o débito não foi quitado, sendo pago apenas no segundo semestre de 2020.
Com a atual gestão foram implementados 6 novos cenários, que englobaram painéis e mobiliários. O valor total da nova compra totalizou em R$ 70 mil. Vale ressaltar que em momento algum o governo deixou de lado a estética artística de qualidade que uma emissora de televisão precisa ter. Na ocasião foram estreados os programas “Boa Noite Goiás”, “Programa de Quinta”, “TBC Debate”, “TBC Pop” e “O Mundo em Sua Casa”.
De todos os estúdios existentes na emissora, apenas um estava em perfeitas condições de uso. Os outros se encontravam sem lâmpadas e com problemas no sistema ativo de ar condicionado. Ao todo a cede comporta seis estúdios e, atualmente, todos eles estão em operações. Outra mudança feita foi a unifica dos departamentos de rádio e Tv, que anteriormente eram separadas e aumentavam os custos.
Modernização
Atualmente estão sendo feitas modernizações nos estúdios das Rádios Brasil Central AM/FM. O objetivo é transformar os estúdios em multimídias, tornando possível a transmissão de vídeos pela Tv, online e possibilitando a produção de podcasts. Dentre o total de estúdios, três deles já foram finalizados e o estúdio-auditório está em processo de reforma, com previsão para ser finalizado no próximo mês de maio.
Dois estúdios multimídias estavam desativados e a reforma custou aproximadamente R$ 30 mil. O baixo custo é proveniente da recuperação de equipamentos e utilização de materiais práticos e funcionais, sem luxos desnecessários. As obras do primeiro estúdio multimídia inaugurado já vinham se arrastando a muitos mesmo, na gestão anterior. Entretanto, com a nova gestão, foi entregue em 90 dias.
Os próximos passos no processo de modernização das rádios e TV visam a aquisição de novos equipamentos de transmissão de sinais para a a capital do estado e a digitalização das estações repetidoras do interior. A ABC faz parte do programa “Digitaliza Brasil” que tem a intenção de instalar repetidoras digitais de televisão, com o custo total de R$ 700 milhões. A verba para custear este processo será proveniente das operadoras de telefonia móvel.
Ampliação de conteúdo
Em agosto de 2020, a programação da Tv contava com 45 minutos de telejornalismo diário e poucos programas de entretenimento. Com as mudanças, a grade de programação conta com cerca de 10h diárias de conteúdos locais, visando valorizar o estado e ter um contato maior com o público através dos canais digitais.
Em relação a programação das rádios, estas foram duplicadas, buscando atender as necessidades do público e valorizar os radiocomunicadores. Nas redes sociais e no YouTube já foi possível perceber mudanças quanto ao aumento do público, chegando, atualmente, a 105 mil inscritos no casal e mais de 16 milhões de visualizações.
Trazendo as redes sociais para a realidade do jornalismo, a TBC recebe via WhatsApp diversas mensagens com demandas enviadas pela própria população para serem veiculas no quadro “Bronca do Povo” e reforçar a cobrança sobre as autoridades para a resolução dos problemas do povo.
Foi criado o Departamento de Multimídia, que fica responsável pela produção de conteúdos específicos para as redes sociais, tais como podcasts e videocasts. O governo adquiriu também novos equipamentos que vão permitir a mobilidade nas transmissões de diversos eventos, aumentando assim o potencial das coberturas jornalísticas.
Parcerias
Com a vinda da pandemia de Covid-19, foi firmado um termo de cooperação com a Secretaria de Estado da Educação, possibilitando a veiculação de teleaulas ao vivo, destinadas aos estudantes dos ensinos fundamental e médio. A parceria permitiu a implantação de três estúdios em área anteriormente ignorada, expandido a capacidade de produção de conteúdos educacionais, com a intenção de promover o ensino técnico e a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Cerca de 200 famílias serão beneficiadas com aulas de iniciação esportiva, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, no campo de futebol instalado na sede da ABC, em Goiânia. Outra parceria é o “Retomada em Conexão”, produzido em parceria com a Secretaria da Retomada, com foco nas ações governamentais de promoção da atividade econômica do estado.