O município de Goiânia conseguiu atingir a marcar de 75% da população vacinada com duas ou dose única da vacina contra a covid-19. Na contagem para estabelecer o percentual foi levado em consideração pessoas com idade a partir de cinco anos. Mediante aos novos dados, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) optou por flexibilizar o uso de máscaras na capital.
A decisão será oficializada em uma coletiva de imprensa a ser realizada na manhã desta sexta-feira (11/3), a partir das 9h. Na ocasião o prefeito estará acompanhado do atual secretário municipal de saúde, Durval Pedroso, que falará sobre as novas diretrizes para o uso da máscara de proteção individual.
Neste primeiro momento, a prefeitura deve desobrigar o uso em ambientes abertos. A orientação do Centro de Operações Especiais de Goiás (COE-GO) é de que a flexibilização aconteça após o município alcançar o percentual de 75% da população vacinada. Atualmente o índice da capital é de 75,32%.
Existe também a expectativa, e possibilidade, do prefeito Rogério Cruz realizar novos anúncios referentes à outras medidas para promover ações de retomada pós-pandemia quanto aos serviços em setores como infraestrutura, cultura, esporte e economia.
Estado de Goiás analisa a possibilidade de flexibilização do uso de máscaras
O Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde se reuniu nesta quarta-feira (9) para discutir e analisar a possibilidade de flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos em todo Estado de Goiás. Os fatores determinantes para que o assunto entrasse em pauta dizem respeito aos atuais índice da pandemia e o alcance da vacinação contra a Covid-19.
Atualmente 16 estado brasileiros já optaram por permitir a liberação. Devido à discussão, uma nota técnica deve ser elaborada para orientar os goianos. Porém, a decisão definitiva deve ser anunciada apenas na semana que vem, na reunião Comissão de Intergestores Bipartites (CIB) e deve levar em consideração a alteração dos números da Covid-19 em Goiás, 15 dias após o Carnaval.
Apesar da liberação pelo município de Goiânia e possível liberação do Estado, fica à critério de cada cidadão fazer a sua própria avaliação quanto ao uso em ambientes aberto. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) divulgou que mais de 89% da população completou o ciclo vacinal com, pelo menos, duas doses da vacina ou dose única.