Nesta terça-feira (8/3) um menino de 4 anos caiu enquanto estava em um brinquedo inflável. Com a queda, a criança teve um ferimento na cabeça e se encontra internado em estado grave. O caso aconteceu em Rio Verde, município localizado no sudoeste do Estado de Goiás, a cerca de 232 km de Goiânia.
No momento do acidente, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) precisou ser acionado para prestar os primeiros socorros. Ao chegar ao local, a equipe de resgate constatou que o menino sofreu um traumatismo craniano, sendo levado para a unidade de saúde da cidade onde o incidente aconteceu.
Devido a gravidade do caso, e por estar internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UIT), a vítima precisou ser transferida para um hospital de Anápolis, a 55 km de Goiânia. De acordo com um novo boletim médico, apesar de estar em estado grave, o paciente se encontra estável. A unidade de saúde informou também que a criança se encontra consciente, orientado e respira sem o auxílio de aparelhos.
O acidente aconteceu na Praça da Vila Mutirão, em Rio Verde, e os moradores do município disseram que os brinquedos infláveis são instalados no local todas as terças-feiras, devido a presença de uma feira livre.
De acordo com informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, uma amiga da família disse que o brinquedo em que o menino estava se moveu, o que acabou jogando a criança contra o guarda-corpo, porém a estrutura inflável não conseguiu suportar o impacto e a vítima foi jogada no chão.
O Dia Online não conseguiu descobrir quem era o responsável pelo brinquedo inflável no momento do acidente, desta forma não conseguiu solicitar uma posição sobre o caso. O espaço segue aberto para manifestação.
Como identificar casos de traumatismo craniano
Para identificar um caso de traumatismo craniano é preciso observar se a vítima apresenta os seguintes sinais:
- Sangramento grave na cabeça ou rosto;
- Saída de sangue ou líquido pelos ouvidos ou nariz;
- Perda de consciência ou sonolência excessiva;
- Náuseas intensas e vômitos incontroláveis;
- Confusão, dificuldade para falar ou perda de equilíbrio.
Vale ressaltar que, geralmente, o traumatismo craniano acontece em situações onde a pancada na cabeça foi muito forte. Todavia, crianças e idosos podem ser acometidas pela situação mesmo com uma queda simples. Independente do caso, os primeiros socorros em situações traumatismo dizem respeito à:
- Chame o socorro especializado através do 192 (SAMU) ou 193 (Corpo de Bombeiros);
- Observe se a vítima está consciente. Em casos onde a pessoa esteja inconsciente e não apresente respiração, inicie a massagem cardíaca;
- A vítima deve ser mantida imobilizada, sem mexer o pescoço, para evitar danos na coluna;
- Caso exista hemorragias, estas devem ser contidas fazendo uma ligeira pressão sore o local, usando um pano, gaze ou compressa limpa;
- Observe a vítima e, principalmente, a sua respiração até a chegada da ambulância.