A Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, comunicou que, neste sábado (26/2), o horário de vacinação na cidade será ampliado até as 16h. Todavia, vale lembrar que durante o feriado de carnaval, nesta segunda (28) e terça-feira (1º), a imunização estará suspensa, retornando normalmente na quarta-feira (2/3).
Além da imunização contra a Covid-19, a população terá acesso a todas as vacinas disponibilizadas pelo calendário básico de saúde. As aplicações estão sendo realizadas no Centro de Imunização de Aparecida, até as 16h de hoje.
A explicação dada pela coordenadora de Imunização do município, Renata Cordeiro, é de que normalmente os postos de vacinação ficam abertos, aos sábados, até as 13h, e que diante ao ponto facultativo pelo feriado de carnaval, o horário foi estendido.
Na quarta-feira de cinzas, os 34 pontos de vacinação distribuídos pela cidade voltarão a funcionar. Assim a Central de Imunização volta a atender a partir das 8h da manhã e as salas de vacinação das UBS’s estarão atendendo a partir das 14h.
Mutirão de vacinação contra a pneumonia
A SMS Aparecida destaca que estender o horário de vacinação, neste sábado, garante uma última oportunidade para que a população imunossuprimida possa ter acesso ao imunizante contra a pneumonia de forma facilitada, tendo em vista que as vacinas Pneumo 13 e Pneumo 23, protetoras contra a doença, necessitam da abertura de um processo para serem aplicadas.
Todavia, durante essa semana, a SMS contou com a presença de um médico, na Central de Imunização, para realizar as avaliações dos pacientes que se enquadram nos critérios de recebimento do imunizante contra a pneumonia e, quando necessário, já recebiam o encaminhamento para receber os imunizantes.
O atendimento profissional também continuará até as 16h de hoje, sem que haja a necessidade de realizar agendamento prévio. Os pacientes que desejam passar pela avaliação devem levar comprovante de endereço, cartão de vacinação e receitas, exames e laudos, que comprovem as enfermidades, independente da época em que foram expedidos, como uma forma de auxiliar na avaliação médica.
Para ser vacinado contra a pneumonia é necessário que o paciente se enquadre dentro das seguintes doenças ou condições, após passar pela avaliação médica:
- HIV/Aids;
- Diabetes mellitus;
- Doenças oncológicas;
- Transplantados de órgãos sólidos;
- Transplantados de células-tronco;
- Hematopoiéticas (TMO);
- Asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas;
- Fístula liquórica e derivação ventrículo peritoneal (DVP);
- Implante de cóclea;
- Imunodeficiências congênitas;
- Nefropatias crônicas/hemodiálise/síndrome nefrótica;
- Pneumopatias crônicas;
- Asma persistente moderada ou grave;
- Fibrose cística (mucoviscidose);
- Cardiopatias crônicas;
- Imunodeficiência devido a imunodepressão terapêutica;
- Hepatopatias crônicas;
- Doenças neurológicas crônicas incapacitantes;
- Trissomias e doenças de depósito.