A trajetória do goiano que tentar sair da Ucrânia já dura dois dias. A peregrinação do brasileiro começou após o início do ataque russo ao país e, ao longo da viagem que está fazendo ao lado de uma amiga em direção à Romênia, os viajantes encontraram postos sem combustível e dificuldades para encontrar suprimentos.
Para sair de Kiev, o goiano precisou pegar uma carona e utilizou um monociclo para conseguir chegar até a cidade em que a amiga mora. Nesta sexta-feira (25/2) ambos seguiram em direção a uma das fronteiras da Ucrânia. Em uma publicação feita na madrugada deste sábado (26), o goiano mostra a dificuldade de encontrar combustível, com totens e placas dos posto zeradas, informando que não há combustível.
Em relação aos suprimentos alimentícios, o relato é de que todos os viajantes que estão na peregrinação para sair da fronteira encontram dificuldades para achar comida, pois muitos produtos estão em falta nas lojas.
Início do ataque Russo à Ucrânia causa medo geral
A operação russa de invasão à Ucrânia começou na madrugada desta quinta-feira (24), quando o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou uma ação militar que deixava claro que o território ucraniano estava sob ataque.
Em relação ao conflito, o goiano contou que durante o caminho percorrido viveu momentos de grande pavor, onde ele e a amiga estavam dentro do carro e um avião-caça sobrevoou a estrada, próximo a uma barricada. Ele conta que as pessoas saiam dos veículos e se jogavam ao chão com medo de possíveis ataques.
A situação do brasileiro é de angustia para a família goiana, não só pelo fato da guerra armada em si, mas também pelo fato do rapaz estar em constante movimentação, o que dificulta o sinal e limita o contato com os familiares.
Trajeto realizado pelo goiano até agora
O processo de deslocamento do goiano começou quando ele contou com a ajuda de estranhos, pegando uma carona e viajou de monociclo, para sair de Kiev, capital da Ucrânia. O primeiro destino do rapaz de 25 anos foi a cidade de Bila Tserkva, onde reside uma amiga brasileira que tem carro.
O casal de amigos saiu de Bila Tserkva na manhã desta sexta-feira (25) com destino à fronteira da Ucrânia com a Romênia. Ainda na tentativa de sair de Kiev o goiano relatou o momento em que as sirenes de alerta puderam ser ouvidas, seguidas pelo barulho de aviões.
Em sua última publicação feita nas redes sociais, o jovem relatou que estava há cerca de 300 km da fronteira.