Um jovem de 15 anos de idade precisou ser socorrido e internado após sofrer um infarto dentro da escola municipal onde estuda, em Morrinhos, cidade localizada a cerca de 131 km de Goiânia, região sul do Estado de Goiás. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), o adolescente foi encontrado inconsciente e sem pulso.
O caso aconteceu nesta terça-feira (22/2) e conforme apurações o estudante estava no horário de intervalo quando se sentiu mal e desmaiou. Os primeiros socorros foram prestados pelos funcionários da instituição de ensino, até a chegada da corporação que direcionou a vítima para o hospital municipal da cidade.
Nesta quinta-feira (24) o menino foi transferido para um hospital em Goiânia, capital do Estado, para que novos exames fossem. Sobre o caso, o batalhão do Corpo de Bombeiros lotado na cidade informou que a equipe de militares que atendeu a ocorrência encontrou o jovem sem sinais vitais e com a pele fria, sendo necessário que manobras de ressuscitação fossem feitas durante todo percurso até o hospital.
Chegando na unidade de saúde, a equipe média conseguiu estabelecer os sinais vitais da vítima. Ainda conforme a corporação, o trabalho de reanimação durou aproximadamente 40 minutos e até a transferência de hospital, o adolescente precisou ser mantido na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Primeiros socorros em caso de infarto e parada cardiorrespiratória
No caso onde a vítima apresenta sintomas de parada cardíaca e desmaio, aconselha-se:
- Acionar o Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO) ligando para o 193 ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) através do 192.
- Avalie se a pessoa está respirando, colocando a face perto do nariz e da boca da vítima para ouvir os sons da respiração e, ao mesmo tempo, observando a existência de movimentos do tórax.
- Se houver respiração: por segurança coloque a pessoa em posição lateral até que o socorro chegue. É de suma importância continuar verificando a regularidade da respiração da vítima.
- Se não houver respiração: vire a pessoa, de modo que ela fique de barriga para cima, numa superfície dura e iniciar a massagem cardíaca.
- Como realizar a massagem cardíaca:
- 1º Passo – coloque as duas mãos no centro do peito da vítima, com os dedos entrelaçados, no ponto médio entre os mamilos;
- 2º Passo – faça compressões mantendo os braços esticados e empurrando o peito para baixo até que as costelas desçam cerca de 5 cm;
- 3º Passo – mantenha as compressões até a chegada da ajuda médica, com ritmo de 2 compressões por segundo.