Um edital para a contratação de serviços de fiscalização de trânsito foi lançado pela Prefeitura Municipal de Goiânia. O objetivo por trás do processo seletivo é reforçar o monitoramento realizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) através da implementação de novas tecnologias e a substituição da atual empresa contratada para prestar os serviços.
O documento foi lançado no final desta quarta-feira (9/2) prevendo a implantação de um novo Centro Operacional, bem como a instalação de equipamentos não intrusivos em pontos estratégicos e de grande movimento na capital goiana. O edital delibera ainda que os aparelhos utilizados no novo sistema de monitoramento sejam novos e que sejam distribuídas cerca de 180 câmeras de monitoramento 24h por toda Goiânia.
Aumento da fiscalização e monitoramento de trânsito em Goiânia
“Incorporar tecnologia é fundamental no combate à violência no trânsito, em Goiânia e em qualquer parte do mundo” destacou Rogério Cruz, prefeito de Goiânia, ao falar sobre o pregão eletrônico que tem como objetivo diminuir os índices de acidentes e coibir excessos e situações de desrespeito à sinalização e à lei.
De acordo com Cruz, dados mostram um índice menor de acidentes de trânsito em vias que possuem um monitoramento apropriado. Desta forma, controlar a velocidade de tráfego dos veículos é um dos princípios da engenharia de trânsito. Atualmente existem em Goiânia 228 pontos de monitoramento que contam com a presença de equipamentos, tais como controlador eletrônico de velocidade, controlador eletrônico misto (radar fixo com avanço de sinal/parada sobre faixa), redutor eletrônico de velocidade (barreira eletrônica) e sistema de fiscalização de faixa exclusiva.
A SMM ressaltou que por mais que a rede de monitoramento de trânsito municipal seja ampla, ainda existem alguns pontos críticos que devem ser monitorados e que há registro de excesso de velocidade por parte dos motoristas. Dentre as vias que mais registram infrações, em toda capital, estão (respectivamente) a Avenida Tocantins, Avenida Araguaia, Avenida Paranaíba, localizadas no centro de Goiânia.
A previsão é de que o pregão aconteça no próximo dia 22 de fevereiro, às 9h da manhã. O documento com as informações da licitação podem ser acessados pelo site da Prefeitura de Goiânia ou clicando aqui.