Levando em consideração o cenário pandêmico atual do estado de Goiás e o avanço da variante Ômicron, a Prefeitura Municipal de Pirenópolis anunciou o cancelamento do carnaval de rua de 2022 e informou a proibição de qualquer evento carnavalesco no município turístico durante os próximo dias.
A justificativa da prefeitura municipal é de que a medida prevê a proteção dos moradores e visitantes locais, desta forma não haverá a promoção de festas públicas de carnaval, bem como não expedirá alvarás que permitam que estes eventos aconteçam na cidade. Vale ressaltar que as visitas ao município de Pirenópolis não estão proibidas, porém a prefeitura ressalta a necessidade de os visitantes seguirem os protocolos e medidas de biossegurança vigentes na cidade turística.
Até o final da tarde desta sexta-feira (11/2) havia sido contabilizado 69 novos casos de Covid-19 no município. Desta forma o total de casos da doença em Pirenópolis totalizou em 4.966 caos confirmados, onde 4.606 pessoas se recuperaram e outras 63 foram a óbito. Desde o início do ano de 2022, os casos no município estão em alta.
Após as festividades de réveillon a prefeitura municipal registou 354 novos casos apenas nas primeiras semanas de janeiro. É importante levar em consideração que na virada do ano haviam apenas cinco casos confirmados de Covid-19 em todo município. Mediante aos dados, o secretário municipal de saúde, Hisham Hamida, reforçou a importância da vacinação e das medidas não farmacológicas.
Dentre as medidas de proteção e biossegurança estabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pirenópolis estão o distanciamento social, utilização de máscaras, higienização constante das mãos e o uso de álcool em gel.
Pirenópolis, cidade turística em Goiás
O munícipio de Pirenópolis fica localizado em Goiás, a cerca de 120 km de Goiânia e 150 km de Brasília – Distrito Federal. Por ser uma cidade turística, é um dos locais mais procurados por turistas para passar feriados os feriados prolongados e festividades.
A cidade é atrai diversos visitantes devido a presença de cachoeiras, mirantes e serras, bem como pelo seu centro histórico, ruas de pedras, tombamento como patrimônio nacional, casas e igrejas do XVIII.