A Prefeitura de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal (DF), inovou ao divulgar uma campanha de vacinação contra a Covid-19 para crianças e adolescentes. O ‘funk da vacina’, do Hits Medo e Delírio, caiu no gosto dos internautas e viralizou nas redes socais.
Como forma de incentivar a vacinação, a letra ressalta outras vacinas já tomadas pelas crianças. “Já tomei sarampo, pólio, rótaviro, BCG, já tomei meningocócica, hepatite, DTP, já mandei febre amarela, vou tomar HPV”.
Os internautas aprovaram a abordagem e elogiaram a campanha. “Sensacional”, “Show”, “Que massa”, “Que equipe top!”, foram alguns dos comentários da publicação.
“Muito bom a postura ativa com relação a vacinação. Num tem que ficar dando espaço pra negacionista não. Vacinação infantil é obrigatória.”, disse outra.
Ainda no post, uma mulher comemorou por vacinar a filha. “Vacinei minha filha de 7 anos no sábado passado, ela não sentiu nem dor na hora da vacina, não teve sintomas nenhum. Está tida feliz por estar vacinada e eu tranquila por ela está imunizada.”.
Veja o vídeo:
‘Funk da vacina’ da Prefeitura de Luziânia não agrada todos
Apesar da descontração, muitos internautas não gostaram da forma que foi abordada a campanha de vacinação na cidade. Na postagem nas redes sociais, há comentários negativos à postura da prefeitura.
“Quero ver se existe lei mesmo para isso !!! Vamos mostrem na constituição e chamem o conselho tutelar. Vamos lá.”, instigou um usuário.
“Que nível chegou nossa prefeitura! Induzindo as crianças a denunciar os pais pro conselho tutelar? Que vergonha!”, criticou outro.
Vacinação
Dados do painel Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontam que, até momento, 295.996 doses já foram aplicadas em Luziânia, sendo a D1, D2 e reforço.
Em Goiás, levantamento realizado pela SES apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 5.341.759 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda dose e a dose única, foram vacinadas 4.559.566 pessoas.