Dados da pesquisa do Instituto Serpes, contratada pela Associação Comercial e Industria de Goiás (Acieg), mostram que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa para a Presidência da República, segundo o eleitorado goiano.
O levantamento aponta que Lula tem 40% das intenções de voto, 12,2 pontos de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL), que apresenta 27,8% das intenções. A margem de erro é de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Na lista ainda aparecem nomes como o do ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos) com 8,1% das intenções; ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) com 2,5%; presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD) com 1%; e o governador de São Paulo João Doria (PSDB) com apenas 0,9%. Os outros pré-candidatos como o cientista político Luiz Felipe D’Ávila (Novo) e a senadora Simone Tebet (MDB) aparecem com 0,5% e 0,1%, respectivamente.
A amostra do eleitorado goiano foi de 801 pessoas, onde 11,5% se mostraram indecisos e 7,6% optaram pela anulação. O intervalo de confiança é de 95% e mostra a preferência do eleitor a 8 meses da eleição.
Eleições 2022: rejeição
Segundo a pesquisa, o presidente Jair Bolsonaro lidera o ranking de rejeição entre os goianos. Questionados sobre quem não votariam de jeito nenhum para presidente da República nas Eleições de 2022, 38% dos entrevistados apontaram o nome de Bolsonaro. Em seguida aparece o ex-presidente Lula, com 31,7%.
Outros índices de rejeição:
- Sérgio Moro: 9,1%
- João Doria: 8,4%
- Ciro Gomes: 7,2%
- Luiz Felipe: 5%
- Rodrigo Pacheco: 4,9
- Simone Tebet: 3,2%
Avaliação da atual gestão
A pesquisa ainda apurou a avaliação dos goianos sobre a gestão de Jair Bolsonaro. Dados apontam que 42% avaliaram negativamente, sendo de 28,6% apontando como péssimo governo e 13,4% como ruim.
Já a avaliação positiva dentro do eleitorado goiano corresponde a 26,1%, sendo que 6,6% avaliam como ótima gestão e 19,5% como boa. 28,7% disseram que a gestão de Bolsonaro é regular.