A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia inicia, na próxima segunda-feira (24), a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos. No total, sete postos fixos estarão disponíveis, além da imunização nas escolas.
Os postos de imunização são: Central de Imunização e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque e Jardim Olímpico. A Central funciona de segunda à sexta, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. A imunização nas UBS’s ocorre de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas.
Além disso, a SMS está realizando uma maratona de visitas em mais de 50 escolas da cidade para vacinar crianças de 5 a 11 anos matriculadas nessas instituições e também residentes nas imediações dos colégios. Em todos os locais, unidades de Saúde ou escolas, as vacinas pediátricas são aplicadas mediante a apresentação da certidão de nascimento ou RG e cartão SUS ou CPF. As crianças também precisam estar acompanhadas de um responsável legal ou apresentar termo de autorização do responsável.
Vacinação contra a Covid-19 de crianças em Aparecida
Segundo a coordenadora de Imunização, Renata Cordeiro, desde o início o objetivo da pasta foi liberar a imunização para todas as faixas etárias contempladas. “Desde o início da vacinação infantil em Aparecida na segunda-feira passada, a expectativa era liberar a imunização para todas as crianças de 5 a 11 anos. Só que, em decorrência do quantitativo de doses recebidas e da estratégia de vacinação escolar, iniciamos a vacinação infantil nas unidades de saúde apenas às crianças de 11 anos e aos pequeninos de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidades, indígenas e quilombolas, grupos considerados prioritários no País para essa imunização. Mas, a partir da próxima semana, para aumentarmos a cobertura vacinal infantil no município, vamos ampliar a imunização para todas as crianças com mais de cinco anos interessadas na proteção contra a covid-19 nos 7 postos fixos de vacinação pediátrica da cidade”.