Começou nesta segunda-feira (17/1), a vacinação infantil contra a Covid-19 em várias cidades goianas. Equipes de saúde já receberam o treinamento necessário para imunizar esse grupo.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), a imunização será feita em ordem decrescente de idade, começando com crianças de 11 anos e abaixando a faixa etária até chegar em quem tem 5 anos. Estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que existem cerca de 726 mil crianças entre 5 e 11 anos.
É importante ressaltar que as crianças não recebem a mesma dose da vacina usada em adultos, a imunização será feita em duas doses, com 21 dias de intervalo. A composição, dosagem, concentração e frasco da vacina pediátrica são diferentes daquela aplicada em adultos.
Em Goiás, cada cidade tem um planejamento e cronograma próprio para fazer a imunização de crianças. Confira como fica em alguns municípios.
Vacinação infantil nas cidades goianas
Goiânia
Na capital, a vacinação seguirá um cronograma e pode ser feita em 15 pontos da cidade. De hoje até o próximo dia 19 estarão sendo imunizadas crianças de 11 anos. A idade abaixa para 10 anos do dia 20 a 22 de janeiro. Veja o planejamento para as outras faias etárias:
- De 24 a 26 de janeiro: crianças de 9 anos
- De 27 a 29 de janeiro: crianças de 8 anos
- De 31 de janeiro a 2 de fevereiro: crianças de 7 anos
- De 3 a 5 de fevereiro: crianças de 6 anos
- De 7 a 9 de fevereiro: crianças de 5 anos
- De 10 a 12 de fevereiro: repescagem
Locais de vacinação:
- Centro Municipal de Vacinação (CMV)
- CS Cidade Jardim
- Ciams Novo Horizonte
- UPA Novo Mundo
- USF Goiânia Viva
- USF São Francisco
- USF Jardins do Cerrado IV
- USF Leste Universitário
- USF Parque Santa Rita
- USF Jardim Guanabara I
- USF São Judas Tadeu
- USF Alto do Vale
- USF Vila Mutirão
- USF Boa Vista
- USF Recanto das Minas Gerais
Aparecida de Goiânia
Em Aparecida de Goiânia a imunização de crianças pode ser feita em seis unidades, além disso, também estão previstas visitas em escolas para a imunização dos alunos, que devem começar na próxima quinta-feira (20).
As crianças que possuem algum tipo de deficiência permanente ou comorbidades, indígenas e quilombolas poderão ser vacinadas a partir de hoje (17), desde que estejam dentro da faixa etária de 5 a 11 anos de idade.
No momento da imunização, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou RG e Cartão do SUS ou CPF da criança, que deve estar acompanhada do responsável. Confira os locais de vacinação:
- Central de Imunização
- UBS Andrade Reis
- UBS Anhembi
- UBS Bairro Cardoso
- UBS Retiro do Bosque
- UBS Veiga
- UBS Jardim Olímpico
Trindade
Em Trindade, a imunização será feita também em ordem decrescente, começando hoje (17) por crianças com 11 anos de idade, que devem estar acompanhadas de parentes de 1º grau no momento da vacinação.
Não é preciso fazer agendamento, basta levar o cartão de vacina, certidão de nascimento ou identidade em algumas das unidades de saúde disponíveis. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, nas seguintes unidades:
- UBS Primavera
- UBS Tamareiras
- UBS Sol Dourado
- UBS Centro
- UBS Samarah
- UBS Guarujá
- UBS Marise
- UBS Vida Nova
- UBS Garavelo
- UBS Marista
- UBS Jardim das Oliveiras
- UBS Maysa 1
- UBS Dona Iris
- UBS Bandeirantes
- UBS Bela Vista
Anápolis
Localizada a cerca de 55 quilômetros da capital, Anápolis também inicia a vacinação infantil nesta segunda-feira (17) por ordem decrescente de idade. Assim como o que já vinha sendo praticado em outras faixas etárias, podem ser imunizadas crianças com 11 anos já cadastradas no sistema da prefeitura.
O atendimento é feito na UniEvangélica, com distribuição de senhas às 7h e às 13h.
Rio Verde
De acordo com a prefeitura, a imunização vai priorizar crianças com deficiências permanentes ou comorbidades, conforme orientação do Ministério da Saúde. Hoje, o atendimento será feito somente para este público, com idades de 5 a 11 anos.
Na terça e quarta-feira, dias 18 e 19, serão atendidas as crianças de 11 anos sem comorbidades. As crianças só serão vacinadas na presença do responsável legal ou com procuração do responsável autorizando a imunização.
Além disso, é importante ressaltar que é preciso fazer o cadastro das crianças no site da prefeitura. Veja os locais de vacinação:
- Clinica da Família Benjamin Spadoni (Bairro Martins)
- Clinica da Família Nenzinho Ribeiro (São Tomaz)
- Clinica da Família Maria Quintina Faria do Vale (Anhanguera)
Senador Canedo
Em Senador Canedo a campanha começa também de forma decrescente, atendendo primeiramente crianças de 10 e 11 anos. Seguindo orientação do Ministério da Saúde, nos pontos exclusivos para vacinação das crianças, não haverá aplicação para os demais públicos.
Para ser imunizada a criança deve estar acompanhada dos responsáveis ou com autorização por escrito. É preciso levar documento de identificação, comprovante de endereço, cartão de vacinação e cartão SUS. Confira os locais de imunização:
- UBS Uirapuru (Segunda a quarta-feira)
- UBS Flor do Ipê (Quinta-feira)
- UBS Flor do Ipê e Vila Galvão (Sexta-feira)