O alto volume chuvas que tem atingido o estado de Goiás fizeram com que a Prefeitura de Pirenópolis e a Defesa Civil do município emitissem uma nota alertando a população sobre os riscos de desabamentos, descargas elétricas, quedas de árvores e desabamentos na região, além de recomendar que as cachoeiras sejam fechadas.
A emissão do alerta foi publicada nesta terça-feira (11/1) tendo como base os alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Dentre as recomendações do alerta estão o fechamento dos pontos turísticos durante este período de chuvas fortes, devido aos riscos envolvendo envolvendo fenômenos naturais.
Já para os cidadãos de Pirenópolis que moram próximo as regiões de risco e córregos que cortam a cidade, recomenda-se que estes busquem um local seguro, tendo em vista o risco de alagamentos e que Rio das Almas transbordou na manhã de hoje (11). Outra recomendação dada a população é de que fiquem atentos as condições físicas e estruturais de suas residências, tais como trincas, rachaduras, entre outros.
A intensidade das chuvas é tanta que o volume de águas de uma das cabeceiras do Rio das Águas, localizada em Pirenópolis, transbordou. De acordo com o centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) informou que no estado foram registrados um volume de 56 milímetros de chuva nas últimas 24h, correspondendo a 43% do esperado para todo mês de janeiro.
Veja as imagens que circulam nas redes sociais:
INMET alerta sobre chuvas fortes em Goiás
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta vermelho para diversas regiões de quatro estados do Brasil. São eles: Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
De acordo com o comunicado do INMET estes estados podem ser atingidos por chuvas de 100 milímetros ao dia, o que pode aumentar os riscos deslizamentos de terra, alagamentos e transbordamento de rios e córregos. As fortes chuvas em Goiás são decorrentes de um corredor de umidade que vem gerando áreas de instabilidade e intensas chuvas.