Em vídeo divulgado na manhã desta segunda-feira (27/12) pela Delegacia de Investigações de Crimes de Trânsito (Dict), o motorista do ônibus que se envolveu no acidente na BR-153, em Aparecida de Goiânia, deu detalhes de como aconteceu a tragédia registrada na madrugada da última sexta-feira (24/12).
O depoimento informal foi prestado pelo motorista ainda no hospital. Ele contou que vinha de Uberlândia (MG) e não sabia que a pista estava interditada, pois havia cerca de 15 dias que não passava pelo local.
O homem ainda afirmou que a sinalização no trecho era precária e, por isso, não conseguiu evitar a batida. “Não tinha sinalização. Pela experiência que eu tenho na estrada, quilômetros atrás existe uma sinalização preparando para aquele desvio”.
Ele afirma que quando percebeu os cones na via jogou o veículo para a direita, pois na faixa da esquerda poderiam ter trabalhadores e veículos da obra. “Eu não vi nenhum carro, somente os caminhões da obra. Quando estava sendo socorrido vi a carreta atravessada na pista, que provavelmente deve ter sido de outro acidente”.
O depoimento formal do motorista deve ser feito nesta segunda-feira (27).
Motorista de ônibus já havia relatado problemas no freio
Além disso, a Polícia Civil também investiga um áudio enviado pelo motorista no grupo com outros motoristas dizendo que estava com problema no freio. “Observação: muita chuva. E o carro está com problema de freio, freando só de um lado. Então, a gente está indo mais no sapatinho aí para evitar transtornos maiores”, disse na mensagem.
Em nota, a Triunfo Concebra, que administra a rodovia, informou que a sinalização no local continua reforçada com a utilização de painéis eletrônicos nas proximidades informando o desvio contingencial em razão de obras na pista, contando ainda com cones refletivos, luminosos e diversas viaturas com sinalização intermitente para orientação e suporte aos usuários.
Já a empresa de transporte afirma que o veículo não apresentou problemas mecânicos ou técnicos e que foi periciado pela perícia técnica e pela área de engenharia da empresa e todos os sistemas de segurança estavam em pleno funcionamento.
Vítimas do acidente na BR-153, em Aparecida
O acidente vitimou seis pessoas e deixou mais de 40 feridos. As vítimas fatais foram identificadas como:
- Maria Eunice da Silva, de 67 anos
- Lourival José dos Santos, de 74 anos
- José Joaquim Macedo dos Santos, de 74 anos
- Ronaldo Nascimento Reis, de 26 anos
- Fabiana Tonussi Quirino Xavier, de 44 anos
- Aparecida Ribeiro, de 63 anos
Maria Eunice e Lourival José moravam em São Paulo e estavam à caminho de Brasília para passar o natal com a família. José Joaquim estava na casa de um irmão em Caldas Novas e voltava para a própria residência, em Brasília.
Já a última vítima que foi confirmada, Aparecida Ribeiro, que saiu de Uberaba, em Minas Gerais, para passar o Natal e Ano Novo com a filha. O corpo dela foi encontrado dentro do córrego onde o ônibus caiu.