De acordo com informações da Secretária de Estado de Saúde (SES) de Goiás, o estado já registrou cerca de 30 casos, confirmados, da gripe H3N2. Desta forma foi necessário que o Governo de Goiás emitisse um alerta aos municípios de todo estado para que os mesmos reforcem as medidas de prevenção quanto à doença.
A SES ressalta ainda a importância da vacina. Levando em consideração que Goiás possui, atualmente, uma baixa cobertura vacinal com seus 73,3% da população imunizada contra a influenza. Até o último sábado (18/12) o ranking dos municípios com maior número de casos confirmados são: Rio Verde (14), Goiânia (10), Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caçu, Porangatu e Trindade. Estes últimos apresentando apenas um caso em cada cidade.
Conforme nota divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde “habitualmente em cada ano temos a circulação de mais de um tipo de influenza concomitantemente, como Influenza A H1N1 , Influenza A H3N2 e Influenza B. Espera-se que o influenza tenha um comportamento sazonal e que a virulência da cepa circulante contribua para o aumento das hospitalizações e mortes”.
Evolução da influenza e sintomas de H3N2
Sendo uma doença com grande capacidade mutatória, a influenza (popularmente conhecida como gripe) possui um grau de evolução muito variado. Desta forma é possível encontrar pessoas sem nenhum tipo de sintomas e também aquelas com manifestações mais graves da doença. Entre os sintomas da H3N2 estão o desconforto respiratório, presença de febre, cansaço, tosse e também dores por todo corpo.
Como forma de prevenção ao avanço dos casos de influenza, a recomendação feita pela SES é de que a população procure postos de vacinação e se imunize. Faz-se necessário também que as medidas de biossegurança contra a Covid-19 sejam aplicadas, atais como uso de máscara, distanciamento social de pelo menos 1,5 metros, evitar locais fechados e pouco arejados.
A estimativa do Governo Federal é de que uma nova vacina contra a gripe, que seja eficaz contra a H3N2 e possíveis variantes da doença, chegue ao Brasil ainda no início de 2022.