A Prefeitura de Goiânia, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), informou que está aumentando o número de instituições de ensino com aulas em tempo integral, na capital goiana. A medida passa a valer para ano letivo de 2022. A informação é que Goiânia contará com mais cinco instituições, objetivando potencializar a formação dos alunos matriculados no ensino fundamental da rede municipal de ensino.
Estima-se que neste ano de 2021 tenham sido atendidos cerca de 6,7 mil estudantes em 35 escolas categorizadas na modalidade. Mediante ao aumento no número de escolas em tempo integral, a SME visa melhorar o processo de aprendizagem dos alunos neste período pós-pandêmico, enfrentando as dificuldades trazidas pela Covid-19.
“O caminho para a Educação de qualidade passa também pelo ensino de tempo integral. Por isso, para o próximo ano letivo, as famílias de Goiânia terão acesso à modalidade em 40 instituições, que estarão preparadas para receber as crianças e adolescentes com inúmeras atividades pedagógicas”, declarou Wellington Bessa, secretário municipal de educação de Goiânia.
Instituições de ensino em tempo integral
O período de permanência dos alunos matriculados na modalidade de tempo integral, na capital, é de nove horas diárias. A rotina dos estudantes é definida da seguinte forma: das 7h às 16h15, com três refeições (café da manhã, almoço e lanche da tarde), realizadas atividades dentro e fora das salas de aula, horário para higiene pessoal e momento de descanso e tranquilidade.
Para o ano de 2022, o atendimento pedagógico nas instituições de ensino continuará sendo baseado nas diretrizes estipuladas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No formato vigente da BNCC foram adicionados atividades que visão ampliar o currículo dos alunos, abordando metodologias diferenciadas no contraturno dos estudantes.
Dentre as novidades estão: Clube de Leitura, Tecnologias Digitais, Arte e Movimento, Construções Matemáticas e Iniciação à Pesquisa, entre outras iniciativas. Está é mais uma forma de ampliar as alternativas e amparar as crianças que possuem alguma dificuldade de aprendizado. Dentre os componentes de tecnologias digitais é abordado também unidades que objetivam viabilizar a comunicação, o uso das mídias e a cultura digital. O que proporciona aos educadores a possibilidade de utilização da tecnologia com informações diversificadas.
Já em relação a iniciação à pesquisa, o objetivo aqui é trabalhar grandes temas voltados para os métodos científicos, observação, formulação de problemas, levantamento de hipóteses, investigação, análise e conclusão.
Cadastro antecipado e pré-matrícula
Os pais ou responsáveis que tem interesse em matricular a criança ou adolescente em uma das 40 instituições de ensino de tempo integral cadastradas na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), devem realizar o cadastro antecipado, que começou nesta semana.
Após a realização do cadastro é necessário que as famílias fiquem atentas ao período de pré-matrículas, que tem previsão para iniciar no dia 04 de janeiro de 2022. Todo o processo será realizado através do site da educação municipal, no ícone e-matrícula.
Para mais informações, a SME se encontra à disposição através do site: https://www10.goiania.go.gov.br/sisgeweb/