O prazo para inscrição no programa habitacional “Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social” termina nesta terça-feira (14). Os contemplados receberão um cartão com crédito de R$ 350 mensais.
A principal finalidade do programa é combater o déficit habitacional no Estado, com atendimento aos casos mais urgentes que ferem a dignidade dos cidadãos goianos mais vulneráveis financeiramente.
Os interessados podem fazer a solicitação pela internet, no site ou pessoalmente na sede da Agência Goiana de Habitação (Agehab), na Rua 18-A, nº 541, Setor Aeroporto. Para a capital, foram disponibilizados 3 mil benefícios.
O programa será válido por até 18 meses e, caso haja aval da assistência social da Agehab, ao final desse período, ele poderá ser prorrogado para mais 18 meses, conforme a evolução da situação. O valor pode ser usado para pagar o aluguel de imóveis ou prestação da casa própria.
De acordo com a Agehab, o cronograma com os próximos municípios contemplados ainda não está definido. Os recursos para garantir a ação são provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).
Requisitos para participar do programa aluguel social
O projeto é voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social e para estudantes. Entre os requisitos para participação estão o superendividamento, possuir inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) no município de Goiânia, ser pessoa e/ou família em vulnerabilidade socioeconômica, ter mais de 18 anos ou ser emancipado, e morar em Goiânia por no mínimo três anos. Alguns grupos são prioritários como idosos, pessoas com deficiência e vítimas de violência doméstica.
Os estudantes que serão contemplados devem ser da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e participantes do Programa Universitário do Bem (ProBem), tendo que ter obrigatoriamente frequência de 75% nas aulas.
Segundo o presidente da Agehab, Pedro Sales, a iniciativa se propõe a resolver uma situação urgente de parte da população que está sem condição imediata de arcar com o aluguel da moradia e vem complementar outras políticas do Governo de Goiás.