A Prefeitura de Goiânia anunciou, na manhã desta quinta-feira (9/12), um plano de reestruturação para modernizar o sistema do transporte coletivo. A partir de hoje, os usuários poderão pagar a passagem com o cartão de crédito e débito na Grande Goiânia.
O novo sistema de bilhetagem começou a ser implantado em janeiro deste ano, adotando medidas como biometria facial para idosos, estudantes e pessoa com deficiência e também a recarga do cartão fácil nos ônibus.
Agora, com a nova medida, os passageiros poderão fazer o pagamento da passagem diretamente nos veículos, desde que o cartão bancário esteja com a ferramenta de aproximação habilitada. A medida visa agilizar o acesso aos ônibus e que os passageiros tenham a segurança de não andar com dinheiro em espécie.
Os cartões de crédito e débito aceitos são os das bandeiras tradicionais, como MasterCard, Visa e Elo. Será cobrado o valor atual da passagem R$ 4,30 sem custos adicionais. Além disso, o tradicional Cartão Fácil será mantido.
O Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), pegou o ônibus da linha 934 para testar a novidade, ele estava à caminho da próxima agenda, no Jardim Novo Mundo. “Eu paguei no crédito e aprovei o sistema”, escreveu nas redes sociais.
Transporte coletivo: usuários continuam reclamando de lotação
Apesar da modernização no sistema de bilhetagem, os usuários do transporte coletivo continuam reclamando de problemas antigos, como superlotação e demora na espera dos veículos.
“O prefeito andou em um ônibus tranquilo, fora do horário de pico. Recomendo que ele pegue a linha 020, 028, 580 no terminal Praça da Bíblia, aí ele verá o que a população passa diariamente”, diz relato de um usuário ao Dia Online.
Pagamento via PIX
Em novembro deste ano, já havia sido anunciada a possibilidade de pagamento de passagem via PIX, de empresas que necessitam adquirir passagens para seus funcionários. Desta forma, o tempo para liberação do crédito passaria de 48 horas úteis (pagamento via boleto) para 20 minutos após o recebimento da transferência.
A previsão é que esta modalidade de pagamento via PIX seja oferecida a todos os usuários do transporte coletivo até março de 2022.